Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Cuiabá

Coronavírus: 30% dos pacientes internados precisaram ser encaminhados para UTI

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Coronavírus: 30% dos pacientes internados precisaram ser encaminhados para UTI
Informe Epidemiológico sobre a Covid-19 aponta que 30% dos pacientes internados em Cuiabá precisaram de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Os dados são levantados semanalmente pela Secretaria Municipal de Saúde com apoio de pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), e tem como objetivo monitorar o padrão de morbidade e mortalidade e descrever as características clínicas e epidemiológicas dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave - SRAG pelo SARS-Cov-2 em residentes no município.


Leia mais:
Técnico de enfermagem de 22 anos morre vítima da Covid-19

Desde 1º de abril a 25 de julho estiveram internados 1.501 indivíduos residentes em Cuiabá e desses, 63% haviam se recuperado e recebido alta até 25 de julho. Cerca de 35% das internações ocorreram em hospitais públicos.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, metade (44,6%) dos leitos eram pactuados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para o atendimento a pacientes da doença. A taxa de permanência hospitalar entre aqueles que já receberam alta ou foram a óbito foi de 8,7 dias com tempo mínimo de 1 dia e máximo de 77 dias e mediana 7 dias; contudo, entre aqueles que ainda permaneciam internados em 18 de julho, a taxa é de 9,3 dias (1 a 89 dias) e mediana 7 dias. O intervalo entre o início dos sintomas e a internação foi de 6,9 dias.

Entre todos os pacientes internados, 30,2% ocuparam leitos de UTI desde o momento de internação até a alta/óbito. No momento da internação 40,5% precisaram de leitos de UTI, tendo ocorrido melhora de alguns que, posteriormente, foram transferidos para leitos de enfermaria.

Entretanto, entre os pacientes que internaram em leitos de enfermaria (893), 13,8% necessitaram ser transferidos para leitos de UTI durante a internação. Fizeram uso de ventilação 336 indivíduos, sendo que à internação somente 183 necessitaram desse procedimento e, desses 88% permaneceu usando até a alta ou óbito.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet