Olhar Direto

Terça-feira, 22 de setembro de 2020

Notícias / Cidades

Veja como está o movimento nos bares da Praça Popular após reabertura; fotos e vídeos

Da Redação - Wesley Santiago

30 Jul 2020 - 17:16

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Veja como está o movimento nos bares da Praça Popular após reabertura; fotos e vídeos
Olhar Direto aproveitou a quarta-feira (29) de futebol para ir até a Praça Popular, um dos principais pontos de bares em Cuiabá, para saber como o setor está se virando em meio à pandemia. Nos estabelecimentos observados, foi possível ver que o distanciamento entre as mesas está sendo colocado em prática e que o movimento ainda é tímido.

Leia mais:
Reabertura do comércio tem movimento intenso e flagra de pessoas ainda sem máscaras; fotos e vídeos
 
Em todos os estabelecimentos as distancias são as recomendadas e os funcionários estavam devidamente protegidos com máscaras e outros equipamentos de proteção.
 
Como os estabelecimentos são de consumo de comidas e bebidas, é praticamente impossível a cobrança para que as pessoas fiquem de máscaras, principalmente em bares, onde a ingestão é contínua.

 

Apesar da reabertura, o movimento ainda é tímido na Praça Popular um dos lugares com a noite mais agitada da capital mato-grossense. Mesmo com a reabertura dos estabelecimentos, muitos ainda temem sair para as ruas. A recomendação das autoridades continua sendo de isolamento social, já que não há nenhuma vacina ou tratamento oficialmente confirmados.


 
Regras
 
O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) anunciou quais serão as regras para a retomada das atividades econômicas na Capital. Conforme o chefe do Executivo Municipal, o novo decreto disciplina o funcionamento do comércio e dos serviços em Cuiabá, com restrições de horário que visam pulverizar a circulação de pessoas. Além disso, o toque de recolher noturno volta a valer nesta terça-feira (28).
 
De acordo com o prefeito, as medidas previstas no novo decreto serão revisadas paulatinamente a cada sete dias e, conforme o avanço da Covid-19, novas regras poderão ser editadas para flexibilizar ainda mais o funcionamento das atividades ou, inclusive, para voltar a restringi-las.

 
Pelo Decreto 8.020, supermercados, farmácias e postos de combustível não terão restrição de horário de funcionamento. Já as demais atividades econômicas do comércio em geral, varejista e atacadista, exercerão suas atividades observando o horário de funcionamento de segunda à sábado, das 09h às 17h, vedado o funcionamento aos domingos e feriados.
 
O Shopping Popular de Cuiabá poderá funcionar de segunda à sábado, das 09h:00min às 17h:00min, vedado o funcionamento aos domingos e feriados.
 
As atividades de prestação de serviços em geral exercerão suas atividades observando o horário de funcionamento de segunda à sábado, das 08h às 16h, vedado o funcionamento aos domingos e feriados.
 
As lojas de conveniência localizadas em postos de combustível, bem como as distribuidores de bebidas, funcionarão de segunda-feira à sábado das 12h às 21h, vedado o consumo no local bem como o funcionamento aos domingos e feriados.
 
As academias de musculação, ginástica, natação e congêneres poderão funcionar de segunda à sábado das 06h às 12h e das 16h às 21h, vedado o funcionamento aos domingos e feriados.
 
As atividades econômicas de comércio varejista nos shopping centers poderão retomar as suas atividades observado o horário de atendimento ao público de segunda à sábado das 11h às 21h, vedado o funcionamento aos domingos e feriados.
 
As atividades econômicas de bares e restaurantes e congêneres, inclusive aqueles que atuam dentro dos shopping centers, funcionarão observando o horário de atendimento ao público de segunda à sábado, das 11h às 21h, vedado o funcionamento aos domingos e feriados.
 
As atividades econômicas de lanchonetes, padarias, açougues, sorveterias, cafeterias e congêneres, funcionarão observando o horário de atendimento ao público de segunda a domingo das 06h30min às 19h.
 
Os salões de beleza, barbearias e congêneres, realizarão suas atividades com observância do horário de atendimento ao público de segunda à sábado, das 10h às 20h, vedado o funcionamento aos domingos e feriados.
 
O toque de recolher que será retomado nesta terça-feira valerá até o dia 12 de agosto e irá restringir a circulação de pessoas das 22h até às 05h. O prefeito também afirmou que está autorizado o funcionamento de 100% da frota do transporte coletivo.

Comentários no Facebook

Sitevip Internet