Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cidades

CIDADE VERDE

Canteiro da Avenida Fernando Corrêa da Costa receberá 250 mudas de ipê

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Canteiro da Avenida Fernando Corrêa da Costa receberá 250 mudas de ipê
Em breve, a cidade de Cuiabá poderá usufruir de uma nova paisagem ao percorrer a Avenida Fernando Corrêa da Costa. Isso porque, na última semana, a Prefeitura deu início ao trabalho de arborização de todo o canteiro central da avenida, que receberá o plantio de 250 mudas da árvore símbolo de renascimento no cerrado: o ipê.


Leia mais:
Parques estaduais reabrem nesta quarta-feira; público deve usar máscaras

Segundo a bióloga Ana Paula de Souza Caetano, professora da UFMT e graduada em biologia há 13 anos pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), a floração dos ipês vai de maio a outubro, época em que a população cuiabana poderá esperar uma verdadeira explosão de cores na avenida. 

Até o momento, cerca de 100 mudas já foram plantadas no trecho. Os ipês plantados são de diferentes espécies, com diferentes períodos de floração, o que garantirá uma variedade de cores a serem vistas em meio ao cenário opaco trazido pelo período de forte seca. “Primeiramente florescem os ipês roxo e rosa, em seguida o amarelo e por último o ipê branco”, afirmou Ana.

“São plantas que florescem sob estresse hídrico hídrico. Primeiro, elas perdem todas as folhas. Isso é para diminuir a transpiração e consequentemente a perda de água que ocorre pelas folhas. Em seguida, os ipês desenvolvem flores utilizando minerais e nutrientes orgânicos que até então estavam armazenados no interior do tronco e nas raízes das folhas”, explicou a bióloga, que também é mestre e doutora em pesquisa botânica.

A ação é coordenada pela Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) e as mudas foram recebidas por meio de doação do Projeto Verde Novo, liderado pelo Juizado Volante Ambiental (Juvam), do qual o Município é parceiro. Além do plantio, a Limpurb executa ainda a melhoria da iluminação pública na via, com a instalação de lâmpadas de LED.

"Temos a preocupação com a arborização de Cuiabá e retomada do nosso título de Cidade Verde. Aproveitamos as obras na Fernando Corrêa, para também efetuar o plantio [...]. É uma ação que deixa as avenidas mais belas, principalmente quando chegar a época de florescer", comenta o prefeito Emanuel Pinheiro.

A arborização faz parte da requalificação da Avenida Fernando Corrêa da Costa. Compõe ainda esse conjunto de melhorias, o recapeamento do pavimento e a renovação de toda sinalização viária. A recuperação já foi feita nos trechos da Praça dos Motoristas até o viaduto da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), do acesso à Rodovia Palmiro Paes de Barros (MT-040) até a Ponte do Coxipó, e na Av. Cel. Escolástico.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet