Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Política BR

REPARAÇÃO HISTÓRICA

TSE determina divisão proporcional de dinheiro e tempo de TV para candidatos negros e brancos

Foto: Reprodução

TSE determina divisão proporcional de dinheiro e tempo de TV para candidatos negros e brancos
Num ano em que o racismo foi pauta central de manifestações a nível mundial, o Tribunal Superior Eleitoral brasileiro tomou uma decisão histórica: tornou obrigatório que a divisão de recursos para financiamento de campanhas e o tempo de propaganda no rádio e TV sejam divididos proporcionalmente entre candidatos negros e brancos nas eleições. A regra passará a valer a partir de 2022.


Leia mais:
Câmara mantém vetos de Bolsonaro e salários dos servidores ficarão congelados até 2021

“Há momentos na vida em que cada um precisa escolher em que lado da história deseja estar. Hoje, afirmamos que estamos ao lado dos que combatem o racismo, ao lado dos que querem escrever a História do Brasil com tintas de todas as cores. Com atraso, mas não tarde demais, estamos empurrando a história do Brasil na direção da justiça racial”, discursou o presidente do TSE, Luís Roberto Barroso, ao fim da votação.

O TSE tomou a decisão ao analisar uma consulta apresentada pela deputada Benedita da Silva (PT-RJ) e por representantes do movimento negro. Cinco ministros acompanharam o voto de Barroso, relator do caso, a favor da proporcionalidade: Edson Fachin, Alexandre de Moraes, Og Fernandes, Luís Felipe Salomão e Sérgio Banhos. Somente o ministro Tarcísio Vieira divergiu.

Em seu voto, Vieira ressaltou a importância da discussão, mas lembrou que há projetos em tramitação na Câmara dos Deputados que já preveem a distribuição proporcional entre candidatos negros e brancos.

O tema vinha sendo analisado pela Corte desde junho, mas a regra aprovada nesta terça-feira (25) só valerá a partir de 2022, para que os partidos tenham tempo para se readequar.
 
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet