Olhar Direto

Quarta-feira, 17 de abril de 2024

Notícias | Cidades

força-tarefa

Veja resgate de ouriço-cacheiro em meio aos incêndios no Pantanal mato-grossense; vídeo

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Veja resgate de ouriço-cacheiro em meio aos incêndios no Pantanal mato-grossense;  vídeo
O repórter fotográfico do Olhar Direto, Rogério Florentino, flagrou o momento que um ouriço-cacheiro, também conhecido como porco-espinho, é resgatado pelos profissionais que compõe a força-tarefa criada pelo Comitê Estadual de Gestão do Fogo, do Governo de Mato Grosso.

Leia mais:
Vídeos mostram atendimento de força-tarefa a animal ferido pelas chamas no Pantanal

O ouriço-cacheiro, ouriço-terrestre ou porco-espinho é um animal que têm vida reprodutiva de até 12 anos. O mamífero possui de 30 a 60 centímetros de comprimento e de 2 a 4 quilogramas de peso máximo. Seu corpo é coberto por espinhos curtos e pontiagudos em cor esbranquiçada ou amarelada, misturada com o pelo mais escuro.



Entre os animais resgatados pelo comitê, há onças, lobetes, iguana, anta, jabuti, garça, jaguatirica; entre outros. Em casos de cirurgia ou atendimentos mais graves, os animais são encaminhados para clínicas parceiras ou instituições ecológicas de outros Estados do Brasil.

A equipe de resgate é formada por veterinários, biólogos, e estagiários que se revezam na operação realizada em períodos alternados em áreas queimadas ou que o fogo pode chegar, seja durante o dia ou noite. O grupo conta com o suporte do Corpo de Bombeiros em todas as ações, devido ao perigo dos incêndios ou animais maiores que apresentam riscos.

Os membros da equipe são responsáveis por resgatar e também distribuir alimentos em pontos estratégicos para que os bichos consigam localizar e se alimentar. A identificação dos pontos para distribuição de frutas e legumes é feita com base em localização de corixos (ambientes com poças de água).



As equipes do Corpo de Bombeiros com o apoio de tratores estão fazendo demarcações em uma área de 50 quilômetros para criar uma espécie de aceiro (faixas ao longo das cercas onde a vegetação foi completamente eliminada da superfície do solo). A finalidade é prevenir a passagem do fogo para área de vegetação, evitando-se assim queimadas e criando também espaços para que os animais como onças e outras espécies menores possam escapar do fogo.



 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet