Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Política MT

70km a mais

Mauro diz que é um absurdo rodovia ter que contornar terra indígena: 'caminho mais longo e mais caro'

Foto: Reprodução

Mauro diz que é um absurdo rodovia ter que contornar terra indígena: 'caminho mais longo e mais caro'
Os 123 quilômetros de estrada de terra da BR-158 são um problema para políticos e população da região do Araguaia. Passando por dentro da Reserva Indígena Maraiwatsede, o local tem sido alvo de discussões há anos. Na última vinda do atual ministro da Infraestrutura Tarcisio de Freitas a Mato Grosso, na sexta-feira (18), ele confirmou ao governador Mauro Mendes (DEM) que o que será realizado é o asfalto no contorno da reserva, mas ainda não há prazo. Para o democrata a decisão é um “absurdo”.


Leia também:
Com 98% de aprovação, prefeito disputa reeleição sem adversários em Mato Grosso

“Eu sempre cobrei a 158. O ministro Tarcisio fez um compromisso de que faz fazer o asfalto de contorno da reserva indígena. Eu acho um absurdo isso, mas, é uma decisão do governo federal. Porque nós vamos fazer um caminho mais longo, mais caro, e num país que o Governo Federal tem muito pouco recurso pra investir”, lamentou.

Com o contorno, o caminho terá 70 quilômetros a mais, se comparado com o original, mas seguirá a recomendação da Fundação Nacional do Índio (Funai). Além disso, o novo traçado deve assimilar o tráfego dos municípios além de Alto Boa Vista, Serra Nova Dourada e Bom Jesus do Araguaia.

No entanto, o ministro não deu prazo para que a obra seja realizada. “No ano que vem, palavras do presidente, do ministro Tarcisio, serão apenas 8 bilhões de reais pra investir no Brasil inteiro em dezenas, talvez centenas que demandas que nós temos. Então eu fico apreensivo porque é uma região que está crescendo muito, chega a ferrovia do Centro-Oeste ali nos próximos dois anos, e a 158 é uma das artérias para que haja a integração de toda a região do Araguaia, permitindo a ampliação desse processo de desenvolvimento que já está em curso na região”, completou o governador.

Na última terça-feira (22), diversos prefeitos da reunião estiveram junto com o governador no Palácio Paiaguás, e discutiram o assunto. Antes disso, o prefeito Daniel do Lago, de Porto Alegre do Norte (1137km de Cuiabá), disse ao Olhar Direto que também teve uma conversa desanimadora com o ministro.

“Ele disse que já usou todo o dinheiro desse ano, então não tem como fazer mais nada, está difícil até para fazer o reparo no trecho de chão, não tem recurso”, contou. No entanto, reafirmou que continuará insistindo na causa.

“É meu sonho, vou estar sempre brigando pela região toda. Eu não brigo só por Porto Alegre do Norte, eu sou regionalista, eu brigo pela região do Araguaia. Porque se a região melhora, todas as cidades melhoram. Isso é muito importante praquela região do Araguaia. Hoje está entrando a agricultura, mas entrando com muita força, e isso vai ajudar muito, porque a gente vai ter uma demanda muito grande de pavimentação nessas estradas, a gente vai ter uma força muito grande, que é o agronegócio”, finaliza.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet