Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Variedades

Como controles remotos industriais e a tecnologia podem contribuir para diminuição de acidentes de trabalho?

Como controles remotos industriais e a tecnologia podem contribuir para diminuição de acidentes de trabalho?
De acordo com os dados do Observatório Digital de Segurança e Saúde do Trabalho, o Brasil chega a contabilizar uma morte por acidente de trabalho a cada 3 horas e 40 minutos. Consequentemente, o país ocupa a quarta posição no ranking mundial de acidentes no ambiente de trabalho.


Diante dos dados alarmantes, as empresas precisam adotar algumas medidas de segurança, a fim de garantir a segurança do funcionário em sua devida função, algumas medidas podem ser a adoção de ferramentas como os controles remotos industriais e outras tecnologias.

Pensando nisso, o post explicará como controles remotos industriais podem contribuir com a redução de acidentes de trabalho.


O que são acidentes de trabalho?

Segundo o Art. 19 da Lei nº 8.213/91, “acidente de trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho dos segurados referidos no inciso VII do art. 11 desta lei, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause morte, ou a perda/redução, permanente ou temporária da capacidade para trabalho”.

Além disso, a legislação também considera como acidente de trabalho as doenças profissionais — patologias adquiridas pelas condições especiais do trabalho e outras relações diretas.

Um exemplo claro de patologias é o coronavírus, que passou a ser considerado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), doença ocupacional, logo, acidente de trabalho caso você pegue o vírus durante o expediente.
 
Principais causas de acidentes industriais

Os trabalhos industriais são todos aqueles nos quais o funcionário lida com materiais explosivos, redes elétricas, produtos químicos, e outros, portanto, eles são mais perigosos e necessitam de medidas de segurança mais rígida, a automação e tecnologias como controles remotos industriais para área classificada e controladores, são umas dessas medidas de segurança.

Conheça as principais causas de acidentes de trabalho industriais:

Cansaço: é comum que quem trabalha na área industrial encare processos repetitivos que podem ser evitados com controles remotos industriais;

Estresse;

Trabalho em lugares altos sem as devidas proteções;

Materiais perigosos. 

Como a tecnologia pode ajudar

Como citado anteriormente, a automação e a utilização da tecnologia como controles remotos industriais para guindastes, são medidas que garantem a segurança na produção industrial.

Além disso, a tecnologia oferece benefícios como: aumento da produtividade; redução de custos; melhoria na qualidade do produto; monitoramento remoto.É importante destacar que é fundamental que você faça a manutenção e verificação da qualidade das máquinas, aparelhos de anticolisão e seus controles remotos industriais, com a intenção de diminuir ainda mais o risco de acidentes de trabalho.

Usufrua desses benefícios que a tecnologia oferece, garanta a sua segurança e a de seus funcionários.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet