Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cidades

DESTRUIÇÃO

Produtora rural flagra incêndio em fazenda supostamente provocado por poste de energia; veja fotos e vídeos

Foto: Reprodução

Produtora rural flagra incêndio em fazenda supostamente provocado por poste de energia; veja fotos e vídeos
Uma produtora rural, identificada como Uliana Reis, de 31 anos, flagrou um incêndio supostamente provocado por um poste de energia na Fazenda São Jerônimo, próximo a Itiquira (a 359 km de Cuiabá), na noite desta quarta-feira (30). A produtora afirma que é a quinta vez neste ano que o fogo toma conta da propriedade devido a rede elétrica que, segundo ela, é antiga. 


Leia mais:
Chuva deixa diversas cidades de MT sem energia; Energisa já trabalha nos reparos

Em vídeos enviados a redação, é possível perceber um poste de energia em curto-circuito pegando fogo, enquanto o chão é tomado por chamas. Segundo Uliana, o problema atinge a todos os fazendeiros da região “há anos”. Ela reconhece que a seca ajuda a propagar as chamas, mas acredita que a destruição começa sempre a partir da rede elétrica que seria bem antiga.
 

“[Com] nós da Fazenda São Jerônimo, só esse ano foi o quinto incêndio. Esse ano está sendo atipico. Com certeza é a seca mais severa dos últimos 40 anos. Tenho 31 anos, moro na fazenda há seis e nunca tinha visto a represa secar. Claro que tem esse fator que ajudou na maiora das queimadas. Só que elas sempre começam pelos fios de alta tensão. Inclusive agora, tive um pequeno incidente e mais um poste pegando fogo”, conta.

Um dos incêndios chegou a tomar grandes proporções, atingindo diversas fazendas ao mesmo tempo. “Esses dias nós tivemos um grande incêndio que começou aqui na fazenda São Jerônimo, mas foi pela rede elétrica, ‘lançando’ chamas por todas as fazendas.”, relata ao Olhar Direto.

De acordo com Uliana, uma equipe da Energisa esteve no local há cerca de um mês e meio e prometeu resolver o problema. Entretanto, até o momento não houve qualquer retorno da concessionária de energia. O Olhar Direto entrou em contato com a empresa, que ficou de averiguar o caso e retornar com um posicionamento.

Outro lado

Confira abaixo o posicionamento da Energisa na íntegra:

A Energisa está apurando o caso citado no vídeo em Itiquira. Sem a devida investigação, não é possível fazer qualquer afirmação. A empresa reforça anualmente orientações e alertas aos clientes sobre os perigos das queimadas nesse período de seca e forte calor.

A empresa reforça a importância de, ao identificar um foco de incêndio, acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros através do 193. Se o foco do fogo estiver próximo à rede elétrica ou a uma subestação, pedimos que contacte também a Energisa pelo 0800 646 4196.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet