Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Cidades

ONDA DE CALOR

Cuiabá registrou 19 dias com temperatura superior a 40ºC e teve apenas 5,8 mm de chuva em 1 mês

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Cuiabá registrou 19 dias com temperatura superior a 40ºC e teve apenas 5,8 mm de chuva em 1 mês
Setembro foi extremamente quente por influência de diversos fatores como as queimadas, período de estiagem e até formação de anticiclones. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) apontou que Cuiabá registrou 19 dias com temperatura superior aos 40ºC. Ao longo dos 30 dias, houve algumas chuvas tímidas que somaram 5,8 milímetros.


Leia mais:
Anticiclones influenciaram em altas temperaturas e chuva volumosa deve começar na segunda quinzena de outubro

Não é só Mato Grosso que enfrenta as altas temperaturas. Diversos estados registram uma onda intensa de calor com diferentes graus de severidade. O alerta do INMET começou em 27 de setembro e é válido até às 23h59 do dia 7 deste mês, podendo ser renovado ou encerrado a qualquer momento.

Os estados que enfrentam onde de calor assim como Mato Grosso são: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, Rondônia, Acre, Amazonas, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Pernambuco e Bahia.

Na tarde de quarta-feira (30), o INMET registrou 44ºC às 14h, em medição realizada na sombra pela estação manual. Esta é a maior temperatura da história, desde que as medições começaram em 1911. 

Previsão do tempo

Nesta sexta-feira (2), o Inmet prevê mínima de 31ºC e máxima de 41ºC. No sábado (3), a máxima prevista é de 45ºC e a umidade relativa do ar pode chegar a 10%. No domingo (4), o calor será ainda mais intenso e os termômetros podem atingir 47ºC. A umidade segue em 10%. Não há previsão de chuva para esses dias.

O professor de Climatologia do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), doutor Rodrigo Marques, afirma que as chuvas volumosas devem começar na segunda quinzena de outubro. “As chuvas devem começar a ter seu ritmo normal após a primeira quinzena de outubro”.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet