Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política MT

rusga

Gilberto acusa município de dificultar pesquisa soro epidemiológica: “não tenho encontrado receptividade’

10 Out 2020 - 14:00

da Redação - Isabela Mercuri / Do local - Max Aguiar

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Gilberto acusa município de dificultar pesquisa soro epidemiológica: “não tenho encontrado receptividade’
O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, criticou novamente a gestão da saúde no município de Cuiabá. Segundo ele, mesmo que tenha tentado, não conseguiu convergência e nem receptividade, e a administração municipal teria, ainda, dificultado a realização da pesquisa soro epidemiológica, que visa encontrar o percentual da população que já contraiu a Covid-19 em Mato Grosso e saber o status da imunidade coletiva.


Leia também:
Gilberto diz que Abelha foi a única empresa que se apresentou para edital de contrato de R$ 16,8 mi

“Nós estamos fazendo nesse momento uma pesquisa, soro epidemiológica, para saber qual é a densidade da prevalência da Covid-19 no estado de Mato Grosso, com dez municípios. Infelizmente a capital fico fora, porque na véspera de iniciar o trabalho, mandou um ofício dizendo que não tinha condições de operacionalizar para fazer as 600 coletas, 700 coletas que precisava. Nós assumimos essa responsabilidade, estamos em campo, com profissionais, com praticamente 15 veículos fazendo a visita para conseguir acabar essa pesquisa. Todos os outros nove municípios que aderiram já acabaram o trabalho, aqui nós não conseguimos porque infelizmente não há essa convergência com o município de Cuiabá”, lamentou Gilberto.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o número real de infectados deve ser entre 8 e 10 vezes maior do que os números oficialmente registrados no mundo, considerando que muitas pessoas são assintomáticas ou não fizeram o exame para diagnosticar a doença. Ou seja, somente aqueles pacientes que foram testados entram para os registros.

Com o levantamento, a SES pretende mapear o nível de infecção da Covid-19 no Estado e planejar o remanejamento de leitos conforme a movimentação da taxa de internações por coronavírus. A pesquisa começou no último dia 16 de setembro, e a intenção era testar cerca de 4500 pessoas.

O secretário estadual criticou, ainda, de forma geral, a administração municipal. “É o município mais importante, é um município de gestão plena, ninguém conserta a saúde do Estado se não consertar a saúde da capital, e infelizmente todos podem perceber as deficiências existentes no âmbito da gestão, em que pese os profissionais da saúde que atuam no município de Cuiabá são competentes, são dedicados, são responsáveis, mas o controle central não tem conseguido envidar esforços para melhorar toda a parte de atendimento”, disse.

“Pode-se perceber por isso que nós estamos mantendo o Centro de Triagem de Covid no centro de Eventos do Pantanal [leia-se Arena Pantanal] pela, de certa forma, fragilidade de atuação nas unidades básicas de saúde do município de Cuiabá. Não precisaria o governo do Estado ter entrado nessa área. Então assim, são inúmeras as denúncias que existem de irregularidade na gestão municipal, não quero me aprofundar nelas, o secretário já saiu. Torço para quem esteja assumindo a função consiga efetivamente fazer uma boa gestão, porque a população precisa disso”, completou.

Outro lado

A Prefeitura de Cuiabá se manifestou por meio de nota:

Sobre a realização do Inquérito Soro imunológico, a Secretaria Municipal de Saúde - SMS informa:
- A SMS conversou com todas as áreas técnicas operacionalmente envolvidas, que reconheceram a relevância do trabalho para a população do estado de Mato Grosso, mas elencaram alguns pontos que impossibilitaram a realização da ação pelas equipes da capital. São eles:
•    Deficiência de pessoal para cumprir o cronograma proposto;
•    Deslocamento de técnicos para realizar o aludido inquérito, em detrimento de suas atividades de atenção aos pacientes da rotina;
•    A logística de composição das equipes para essa nova atividade;
•    As condições climáticas de temperatura, umidade relativa do ar e qualidade do ar, absolutamente insalubres;
•    A sobrecarga das equipes de enfermagem nas unidades para enfrentamento a COVID-19.
- Em respeito ao exaustivo trabalho realizado pelas equipes do município na rotina de enfrentamento à COVID-19, a SMS enviou à Secretaria Estadual de Saúde um documento informando a impossibilidade de adesão do município de Cuiabá ao referido inquérito nesse momento. O documento sugere que este trabalho seja realizado em uma outra oportunidade, na qual os profissionais estejam em condições de serem redirecionados para essa atividade de campo, com menos riscos de danos à saúde do trabalhador, contribuindo para melhores resultados.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet