Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Educação

NORTÃO

Reitor da UFMT destaca atuação de Prefeitura em implantação de novo campus em Lucas do Rio Verde

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Reitor da UFMT destaca atuação de Prefeitura em implantação de novo campus em Lucas do Rio Verde
O reitor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), professor Evandro Soares da Silva, destacou a atuação da Prefeitura na implantação do novo campus em Lucas do Rio Verde (a 332 km de Cuiabá). No último dia 29 de setembro, foi protocolado o processo de implantação da unidade no município.


Leia mais:
Projeto da UFMT envia informações sobre o Covid-19 em idiomas nativos para indígenas de MT pelo WhatsApp

"Nos baseamos num estudo técnico realizado pela cidade de Lucas e a partir da demanda apresentada estamos avançando na questão. Toda decisão é inerentemente política, ainda que tenhamos todos os dados técnicos. Mas, já montado o projeto pedagógico do curso, necessidade de estrutura, de profissionais da área, técnicos administrativos e professores, é necessário que a gente tenha um plano político da implantação desse campus do qual a Prefeitura tem encaminhado de forma muita exitosa", disse Evandro.

O reitor também destacou o papel da UFMT no desenvolvimento urbano da região. “"Uma nova universidade influencia no social, no científico, no tecnológico, no humano. E Lucas, assim como as cidades circunvizinhas, cresce vertiginosamente. (...) Lucas é um município que anda em uma velocidade diferenciada, assim como os municípios circunvizinhos. O Nortão solicita essa demanda por desenvolvimento científico, tecnológico e social e a UFMT é fundamental nesse processo", expôs.

O processo de implantação foi protocolado no Ministério da Educação (MEC), em Brasília, no final de setembro. Na reunião, o prefeito Luiz Binotti entregou o projeto arquitetônico, pedagógico (cursos previstos), e a pesquisa de demanda de curso superior. Depois de aprovado pelo MEC, o projeto segue para o Ministério da Economia e o Congresso Nacional para aprovação e definição de orçamento.

Nomeação de Bolsonaro

O reitor da UFMT foi nomeado para o cargo na última quinta-feira (8). O professor foi eleito em julho de 2020, com 66,9% dos votos. A consulta prévia à comunidade da UFMT foi apenas parte do processo para escolha dos novos gestores para reitoria. Em agosto, aconteceu a segunda etapa do processo, na qual foi definida a lista tríplice que foi encaminhada para o Ministério da Educação (MEC), para escolha e nomeação do novo reitor da UFMT, pelo presidente Jair Bolsonaro.

A votação aconteceu por meio digital, no site da UFMT, pelo sistema e-votação, devido ao atual momento de pandemia causado pela Covid-19, e foi conduzida pela Comissão Eleitoral Especial, constituída nos órgãos colegiados. No total, 5.487 pessoas votaram, sendo 1.265 docentes, 858 técnicos-administrativos e 3.364 estudantes.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet