Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Política MT

entrevista ao OD

Kalil Baracat promete novo pólo industrial, creche de 0 a 3 anos e ETA em até 5 meses

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Kalil Baracat promete novo pólo industrial, creche de 0 a 3 anos e ETA em até 5 meses
O candidato à prefeitura de Várzea Grande Kalil Baracat (MDB), apoiado pela atual prefeita Lucimar Campos (DEM) e pelo senador Jayme Campos (DEM), prefere não entrar em discussões. Em entrevista ao Olhar Direto na tarde desta terça-feira (13), reiterou a intenção de fazer uma campanha propositiva, com alguns pontos principais. Um deles é a questão da água, para a qual já prometeu uma nova Estação de Tratamento em até 5 meses após tomar posse. Outras são, por exemplo, a ampliação no número de creches e a criação de um novo pólo industrial na cidade que já levou esta palavra como apelido.


Leia também:
Kalil quer que ‘Postão’ e policlínicas de VG funcionem até 22h





Em relação à água, ele não vê de forma negativa a última gestão, mas afirma que irá melhorar. “Nós cuidamos, tivemos cuidado com a questão da água. Fizemos uma estação de tratamento no Bonsucesso, que atende mais de mil pessoas. Já foi licitado a Estação de Tratamento do Cristo Rei, que vai atender mais de cem mil pessoas, 72 bairros, toda a região do Cristo Rei vai ser atendida por essa nova Estação de Tratamento. E as outras duas estações de tratamento que temos, a da Julio Campos e a da Ulisses Pompeo acaba atendendo o restante da cidade. Com isso a gente vai ter de sobra de produção de água e atender todo o restante da cidade”, afirmou.

A nova estação de tratamento do Cristo Rei, segundo o candidato, demora de 120 a 150 dias para começar a operar. “Quando ela estiver pronta, as outras unidades que abastecem o Grande Cristo Rei deixam de abastecer o Grande Cristo Rei e vão abastecer outras regiões. A estação, por exemplo, da Ulisses Pompeo, que abastece o Cristo Rei, ela vai abastecer região central e os bairros vizinhos. E a da Julio Campos acaba atendendo a outra região. Então a gente consegue resolver 90 a 95% do problema da água na Várzea Grande”, afirma. Outra proposta de Kalil é aumentar o reservatório do São Matheus e, com isso, atender os bairros vizinhos como Parque Sabiá, Cohab São Benedito, Cohab São Matheus e São Matheus Novo Mundo.

Para o candidato, 2020 foi um ‘ano atípico’, e a forma de consumo prejudicou também o abastecimento da cidade. “Um ano de pandemia, onde o consumo de tudo aumentou... de alimento, de energia, de água, e a Várzea Grande não foi diferente. Onde o leito do rio baixou muito, tivemos que rebaixar as bombas lá para baixo, e com isso até a captação da água ficou difícil. E outra coisa, a Várzea Grande é abastecida por muitos poços artesianos ainda. E os leitos dos poços acabaram baixando. Com isso houve a deficiência de água. Uma seca atípica, nada visto no Mato Grosso durante anos. Então isso dificultou sim o fornecimento de água na Várzea Grande. Agora, a gente vai, com essa nova Estação de Tratamento, com essas ideias que temos, resolver o problema da água durante os quatro anos”.

Emprego

Muito por conta da pandemia, mas também por problemas anteriores, o desemprego será um dos grandes desafios de Kalil em 2021, caso seja eleito. E uma de suas estratégias para driblar esta crise está na criação do novo pólo industrial da cidade. Para este local, ele afirma que receberá a doação de um terreno de um empresário, e a Prefeitura terá que construir apenas a infraestrutura.

“[Vamos] Revitalizar o distrito industrial 1, levar infraestrutura para o Distrito II para que a gente consiga atrair as empresas. Já fizemos neste ano duas licitações de áreas do Distrito II, onde já tem duas empresas que vão começar a construir, e fechado esse período de reestruturação, de revitalização dos distritos, nós vamos construir um novo pólo industrial na Várzea Grande, para que a gente atraia as empresas, que a gente consiga aquecer o comércio gerando emprego e renda”, promete.

Para conseguir atrair essas empresas, a principal estratégia será dar segurança jurídica Pas empresas. “Nós temos uma posição privilegiada dentro do estado, temos as três saídas, a 364, a 163 e a 070, então tem saída pro norte do estado, saída pro sul do estado e saída pra região norte, na região de Cáceres. Primeiro nós temos esse atrativo, e segundo, nós vamos atrair as empresas, até porque nós produzimos bastante matéria prima no estado e na Várzea Grande. E a gente vai trazer as empresas, ofertar terreno, fazer licitação, ver a forma legal, mas dando segurança jurídica, para que a gente atraia e pra que eles se estabeleçam e ajudem o município gerando emprego e renda”. Uma terceira aposta do candidato está no oferecimento de qualificação à mão de obra, por meio também de parcerias com empresas privadas.

Educação

Para a educação da cidade, as duas principais propostas de Kalil são a ampliação no número de creches e no número de escolas com horário ampliado (período integra). Segundo o candidato, a gestão de Lucimar Campos entregou cinco creches e tem mais onze em construção. A ideia é que Kalil entregue outras dez e passe a oferecer o serviço para crianças de 0 a 3 anos, o que ainda não acontece atualmente.

“Nós temos 22 escolas em tempo ampliado, nós vamos dobrar esse número de atendimento. Até porque as escolas em tempo ampliado dão melhor qualidade de ensino, você acaba tirando as crianças de ficar ociosas em casa, lá nós temos oficinas de teatro, de música, aprende outras atividades, e isso é fundamental. A gente vai dobrar esse número dentro da Várzea Grande, nas escolas de tempo ampliado, que foi um programa dessa gestão”.

Para o candidato, investir em educação é questão de família. E também por isso, outro projeto dele é criar um centro para atender crianças carentes, se espelhando na experiência de sua avó, Sarita Baracat, que construiu nove escolas na cidade. “Como prefeito da Várzea Grande eu quero fazer um programa social pra que a gente atenda as crianças que às vezes são maltratadas, às vezes estão na rua, e a gente tem como resgatá-las, colocá-las para ter educação de qualidade, ter acompanhamento médico, acompanhamento psiquiátrico, com psicólogos, pra que a gente consiga resgatar e dar qualidade de vida, dar oportunidade de trabalho, oportunidade de ser uma pessoa normal, porque às vezes essas crianças ficam traumatizadas e não conseguem voltar”.

Saúde

Na área da saúde, diante da continuidade da pandemia de Covid-19, o objetivo é investir em conscientização, mas também ampliar os horários de atendimento nas policlínicas até as 22 horas e construir uma nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na região do Grande Glória, São Matheus e Chapéu do Sol.

“A gente vai, através dos nossos senadores, deputados federais, captar recursos para que a gente construa uma nova unidade. E essa prevenção na ponta ajuda e muito na saúde dentro das unidades”, afirma.

Mobilidade Urbana

Kalil quer implementar um “plano de mobilidade urbana” na cidade de Várzea Grande, com planejamento a longo prazo, para desobstruir o trânsito da cidade e levar o transporte coletivo até a ‘ponta’. “O problema não é, às vezes, o ônibus chegar, qual é a angústia do usuário? É ficar dentro de um ônibus 40, 50 minutos, num trânsito travado. E com esse plano de mobilidade urbana, a gente consegue destravar, consegue melhorar o transporte coletivo, e consegue ajudar toda a cidade dessa mobilidade, criando linhas exclusivas para ônibus, fazendo binário em certos pontos da cidade pra que o trânsito flua, precisamos de uma equipe técnica boa, que elabore esse plano e a gente coloque em execução”.

Para colocar tudo isso em prática, ele conta com o apoio e a base que conseguiu construir na candidatura. “O nosso pólo industrial é uma parceria do município e um empresário da Várzea Grande que vai nos doar a área e nós vamos fazer a infraestrutura. É algo factível de ser cumprido. Essa questão das creches a gente tem parceiros no governo federal com os dois senadores para estar buscando recursos pra gente implementar tudo isso. A questão da água, temos hoje o marco regulatório, onde há recurso federal para tratar disso. A ETA do Cristo Rei, que está sendo construída, o dinheiro está em caixa para execução, não precisa de grana do governo federal, de governo do Estado, tem recurso pra ser construído”, afirma. “Nós vamos buscar a questão de habitação, para que se retome as unidades que estão paradas e busque mais moradias para os várzea-grandenses. Um programa federal do qual nós somos parceiros para trazer isso pra Várzea Grande. Então nós temos parceiros necessários para estar dando andamento a tudo isso”, finaliza o candidato.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet