Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Cidades

entrada por sorteio

Conselho do IFMT faz pesquisa para saber opinião dos alunos sobre processo seletivo de 2021

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Conselho do IFMT faz pesquisa para saber opinião dos alunos sobre processo seletivo de 2021
O Conselho Superior (Consup) está fazendo uma pesquisa que visa colher informações sobre como a comunidade acadêmica enxerga a escolha do Instituto Federal de Mato Grosso de pôr para o ensino médio o sorteio público como forma de ingresso no Processo Seletivo 2021/1. O anunciou da medida causada pela pandemia da Covid-19, gerou revolta de muitos pais e alunos que defendem aplicação de prova.


Leia mais:
IFMT decide que processo seletivo de 2021 será por sorteio; pais e alunos indignados

No dia oito de outubro, o Consup informou que foi aprovada a seleção por meio de sorteio para os cursos técnicos integrados ao ensino médio e os cursos técnicos subsequentes. Já para os cursos superiores a forma de seleção será pela nota geral do Enem de anos anteriores (2015 a 2019) para 70% das vagas e por análise do histórico escolar do ensino médio para 30% das vagas.

Nas redes sociais, a União Estadual dos Estudantes (UEE/MT) se mobiliza contra a modalidade de sorteio. O argumento é que “o destino dos estudantes não pode ficar à mercê de algo tão aleatório quanto um sorteio. Por isso indicamos que a única postura razoável diante deste quadro é o adiamento do processo seletivo”.

Uma das mães dos alunos que sonham em cursar o ensino médio no IFMT, Luiza Silva, argumentou: “Tem outros pais que estão na mesma situação que a minha, que os filhos estão no 9º ano e iriam entrar no ensino médio. Entendo que esse ano foi muito difícil, foi atípico, porém entendo também que até o governo federal vai manter o Enem, apesar de ter prorrogado a prova. E eu penso que o Enem é um evento gigantesco, e vai ocorrer, porque a IF não faz a mesma coisa? Ninguém precisa fazer a prova agora em meio à pandemia, porém que joguem essa prova para janeiro, fevereiro, o que os alunos querem é prova”.

A pesquisa sobre a forma de ingresso pode ser respondida AQUI.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet