Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Precipitação deve continuar

Após intensa estiagem, Cuiabá registra mais de 70mm de chuva em apenas 15 dias de outubro

Foto: Fablício Rodrigues

Após intensa estiagem, Cuiabá registra mais de 70mm de chuva em apenas 15 dias de outubro
Após mais de 120 dias de estiagem, Cuiabá enfim voltou a ter chuvas regulares neste mês de outubro. Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), já foram mais de 70mm em apenas 15 dias deste mês de outubro. A expectativa é que as precipitações continuem a trazer um refresco para as altas temperaturas que os moradores da Capital vinham enfrentando.


Leia mais:
Chuva derruba 18 árvores em vários pontos de Cuiabá e Várzea Grande
 
Ao todo, nos primeiros 15 dias deste mês, foram 70,2mm de chuva registrados pelas estações convencionais do Inmet. A maior quantidade caiu no feriado de segunda-feira (12), quando marcou-se 42,5           mm de precipitação. Ontem, foram 8,5mm.
 
Conforme o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a média de chuva em outubro é de 120mm. O total anual de precipitação gira em torno de 1350mm, com elas se concentrando no período de final de setembro a maio, mas é no verão que ocorre em maior quantidade.
 
A precipitação máxima mensal ocorre, em média, no mês de janeiro, aproximadamente 215 mm. No restante do ano, as massas de ar seco sobre o centro do Brasil inibem as formações chuvosas.
 
Cuiabá está numa das regiões mais quentes do Brasil. A temperatura média mensal é de aproximadamente 27°C nos meses de outubro a março. No entanto, a temperatura atinge os 40º C frequentemente.
 
Os menores valores de temperaturas médias mensais ocorrem no mês de junho e julho, em torno de 22ºC, mas as temperaturas podem atingir até 10°C quando frentes frias vindas do sul passam sobre a região.

Queda de árvores

Na última quarta-feira (14), segundo informações do Corpo de Bombeiros, foram registradas quedas de 15 árvores em Cuiabá, sendo uma delas no bairro Santa Helena, outra no Primeiro de Março e uma na avenida Barão de Melgaço, no Centro. Três árvores caíram em Várzea Grande, mas não há informações quanto aos bairros das ocorrências.
 
Previsão
 
Conforme o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), que é ligado ao Inpe, durante toda esta sexta-feira (16) existe possibilidade de pancadas de chuva em Cuiabá (80%). No sábado, as probabilidades são as mesmas. O céu deverá ficar nublado no domingo, com chance pequena de precipitação (5%).
 
Entre sexta e sábado, as temperaturas devem variar entre 26ºC e 38ºC. Já no domingo, os termômetros devem começar na casa dos 29ºC e chegar a 40ºC.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet