Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cidades

Rede de alta tensão

Pedreiro morre ao sofrer descarga elétrica durante obra em telhado

Foto: Reprodução

Pedreiro morre ao sofrer descarga elétrica durante obra em telhado
Um pedreiro identificado como Paulo Roberto Mezz, de 55 anos, morreu após sofrer uma descarga elétrica, na tarde de terça-feira (20), na comunidade Cristo Rei, em Juína (a 740 quilômetros de Cuiabá).   


Leia mais:
Contran suspende prazos para processos de CNH’s ativos e novos; entenda

O acidente de trabalho ocorreu por volta das 15h40. Segundo informações da Polícia Civil, o trabalhador sofreu a descarga elétrica ao encostar em um fio de alta tensão de rede baixa da Concessionária Energisa que estava próximo da obra.
 
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e o Corpo de Bombeiros estiveram no local para prestar atendimento ao homem. Ele foi encaminhado para o Hospital Municipal, mas não resistiu e foi a óbito. Paulo não estava com Equipamentos de Proteção Individual (EPI). A Polícia Civil acompanha o caso.

A Energisa lamentou o acidente ocorrido e disse que está acompanhando as investigações. A equipe de Segurança da empresa esteve no local e confirmou que a rede de distribuição de energia está na altura correta e que a distância entre a obra e a rede elétrica estava menor do que o permitido pelas regras de segurança do trabalho. Para obras como esta, é preciso manter pelo menos 1,50 metros de distância da rede de distribuição, o que deve ser observado pelo contratante do serviço.

A concessionária alertou que realizar atividades próximo à rede elétrica sem prestar atenção nas estruturas e cabos elétricos ao redor é uma combinação muito perigosa. Como os cabos são energizados, um rolo de pintura que encoste neles pode ter como consequência um acidente com ferimentos graves ou até mesmo um acidente fatal.

A Energisa orientoa a todos que trabalham com obras que sigam algumas dicas para evitar se colarem em situações de risco: sempre use os equipamentos individuais de segurança; Mantenha distância segura da rede elétrica (cerca de 2 metros), principalmente ao movimentar materiais metálicos, como barras de ferro e arames; Ao realizar pintura de fachadas, ev​ite o uso de extensores nos cabos, pois eles poderão se aproximar ou tocar a rede elétrica; A montagem de andaimes deve ser planejada e com sinalização correta quando estiver próxima à rede de energia. Sempre que possível a rede deve ser protegida por mantas isolantes, instalada por profissional qualificado. Cuidado ao manobrar caminhões perto da rede elétrica; verifique a altura do caminhão e da rede e evite descarregar materiais debaixo da rede elétrica.
 

Atualizada às 14h09
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet