Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política MT

de Fávero

PL que garante sorteio e isenção de taxa para ingresso de alunos em escolas militares é aprovada na AL

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

PL que garante sorteio e isenção de taxa para ingresso de alunos em escolas militares é aprovada na AL
O Projeto de Lei 140/2020, de autoria do deputado Silvio Fávero (PSL), foi aprovado em sessão na Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (ALMT) na última quarta-feira (21), e segue agora para sanção governamental. Ele garante que o ingresso em escolas militares seja feito a partir de sorteio, e não mais processo seletivo, que seja retirada a taxa de matrícula e fornecido uniforme escolar sem custo para os alunos.


Leia também:
Após mais de dois anos, Marioneide deixa pasta de educação; Alan Porto assume

O objetivo do PL é universalizar o acesso ao ensino militar em Mato Grosso. A previsão é de que mais 12 municípios sejam contemplados com as escolas cívico-militares. “Igualdade para todos. Disciplina, Família e Deus! Essa é a linha de frente do ensino das escolas cívico-militares, com o intuito de resgatar os valores das famílias e das nossas crianças. Com o aprimoramento desta Lei, de minha autoria, o acesso às escolas militares passará a ser universalizado, com oportunidade para todos”, argumentou Silvio Fávero.

De acordo com a assessoria da ALMT, sob a iniciativa do deputado Silvio Fávero, foram realizadas, no ano de 2019, 36 audiências públicas com o objetivo de envolver as comunidades escolares, possibilitar o debate popular a respeito da metodologia de ensino militar, favorecendo, consequentemente, a expansão desse modelo.

“O Governo do Estado já me adiantou que, no ano que vem, serão 12 cidades contempladas com essas escolas cívico-militares. Tangará da Serra, Primavera do Leste, Vila Rica, Sinop, e mais oito cidades já estarão aptas para aderir às escolas cívico-militares”, adiantou Silvio.

Silvio Fávero ressalta ainda que as mudanças propostas pelo PL 140 não deverão interferir no funcionamento das escolas. “O formato de ensino, a estrutura organizacional, os uniformes e a linha pedagógica e disciplinar não serão modificados. Estamos apenas reduzindo os custos e universalizando o acesso ao ensino militar, alinhados com as políticas públicas do Governo Federal,” enfatizou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet