Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cidades

ligações irregulares

Seis estabelecimentos comerciais são flagrados furtando energia elétrica na Praça Popular

Foto: Jardel P. Arruda/Olhar Direto

Seis estabelecimentos comerciais são flagrados furtando energia elétrica na Praça Popular
Seis estabelecimentos comerciais, que não tiveram os nomes revelados, foram flagrados com ligações irregulares, popularmente conhecidas como gatos ou gambiarras, na região da Praça Popular, em Cuiabá, em ação realizada na última sexta-feira (23).


Leia mais:
Alcoolizado, motorista de Gol colide em motocicleta e casal morre
 
A ação tinha como objetivo localizar possíveis causas para interrupções no fornecimento de energia na região, em um trabalho de melhoria do serviço oferecido aos clientes. As ligações irregulares foram desfeitas e os clientes notificados com o Termo de Ocorrência de Inspeção (TOI) que irá compor o processo de recuperação dos valores devidos à empresa.
 
“Além de ser crime previsto em lei, o furto de energia sobrecarrega a rede de distribuição, resultando em problemas na qualidade do fornecimento de energia. Essas ligações irregulares acabam prejudicando todos os clientes da região. Isso sem contar que esse tipo de ligação feita de forma precária e sem o consentimento da concessionária, coloca em risco a segurança da população local, podendo inclusive provocar um incêndio, explica Danilo Febroni, gerente de Recuperação de Energia da Energisa Mato Grosso.
 
Segundo informações da assessoria de imprensa, a operação era para atender uma demanda dos moradores da região, que relatavam problemas na rede elétrica. A empresa então reuniu equipes de três frentes diferentes para um mutirão de melhorias.  Um grupo, com quatro equipes, fez vistorias para identificar possíveis ligações irregulares. O segundo, com cinco equipes, fez vistorias na própria rede para observar pontos que poderiam ser melhorados, com manutenção imediata para solução definitiva do problema.
 
A rede foi redimensionada, com a instalação de um novo transformador de 112,5 KVA, que tem mais capacidade para anteder a demanda da região. “Observamos lá no local que há muitos comércios que expandiram em tamanho e que colocaram mais equipamentos elétricos sem comunicar a Energisa. Esse aviso de aumento de carga é fundamental para conseguirmos trabalhar de forma planejada. Se o cliente compra mais aparelhos elétricos que aumentam muito a carga, é dever ele nos avisar”, alerta o gerente de Operação da Energisa Mato Grosso, Fábio Lancelotti.
 
Sobrecarga

Uma causa comum para faltas de energia, curtos-circuitos e até incêndios em residências, comércios e outras estruturas é a sobrecarga. Para evitar esses transtornos e garantir que não falte energia na região, é importante que os clientes informem à Energisa sempre que forem ampliar o consumo de energia.

A declaração de carga não tem impacto no valor cobrado na conta de luz.  Quando a declaração de carga é realizada de forma parcial ou incorreta, é mais difícil prever com antecedência a correta dimensão da rede de distribuição necessária para o fornecimento de energia, evitando que transformadores ou a rede fiquem sobrecarregados.

“É comum, quando há sobrecarga em um transformador, o cliente reclamar do nível de tensão, oscilação ou até provocar a queima do transformador em alguns casos. São problemas que podem ser evitados quando a carga está dimensionada corretamente”, explica Fábio Lancelotti.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet