Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cidades

Mais um capítulo da briga

Prefeitura nega fechamento de trincheira para obras do governo e afirma não ter sido informada

Foto: Secom/MT

Prefeitura nega fechamento de trincheira para obras do governo e afirma não ter sido informada
O entrevero entre Prefeitura de Cuiabá e Governo do Estado ainda parece longe de acabar. Desta vez, o ponto central de divergência entre os Poderes é quanto ao fechamento da trincheira do Complexo Viário do Tijucal, em Cuiabá, que seria interditada nesta segunda-feira (26), o que não ocorreu, já que a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) disse não ter sido informada Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra) sobre o procedimento.


Leia mais:
Trincheira do Tijucal será interditada por 30 dias a partir de segunda-feira (26)
 
Em nota, a Semob explicou que não recebeu nenhum tipo de solicitação formal sobre o procedimento e que toda e qualquer solicitação, para deslocamento de agentes de fiscalização, para realizar o controle e assim garantir a fluidez do trânsito no local, deve ser feito de forma oficial.
 
Além disto, a nota também lembra que decreto municipal assinado pelo prefeito Emanuel Pinheiro estabelece que toda e qualquer obra na área de execução na área urbana de Cuiabá, a Semob é responsável por autorizar o fechamento e ou interdição de logradouros públicos.
 
“A Semob sempre está à disposição para execução desse tipo de trabalho, uma vez que, a principal missão é garantir a qualidade e a segurança no que diz respeito à mobilidade urbana na Capital. Todavia, o procedimento somente pode ser autorizado a partir de uma solicitação formal e análise do projeto, até para que a Secretaria também consiga atuar de forma mais eficiente possível para minimizar os impactos à população”, diz trecho da nota.
 
Por fim, reitera que a Diretoria de Trânsito, responsável pelo deslocamento desses agentes, até o momento não recebeu nenhum documento da Sinfra.
 
Fechamento
 
A Sinfra havia informado no último domingo (25) que faria a interdição da trincheira para restauração de alguns trechos que apresentaram falhas na estrutura, posteriores à entrega da obra.
 
De acordo com o secretário-adjunto de Obras Especiais da Sinfra, Isaac Nascimento, o  projeto de restauração que será executado teve sua elaboração iniciada ainda no ano de 2019 e foi concluído em setembro - e é resultado de um amplo esforço para identificar as causas de patologias relativas à umidade excessiva do solo e as soluções de engenharia aplicáveis.
 
Além desse diagnóstico de engenharia, ainda segundo o adjunto, embaraços jurídicos e administrativos existentes desde o ano de 2017, quando a trincheira foi liberada para o tráfego de veículos,  impediam a retomada e conclusão em definitivo da obra e quase levaram ao rompimento do contrato com a empresa executora.

Outra obra

O imbróglio entre a Prefeitura de Cuiabá e o Governo do Estado parece estar longe de chegar ao fim. Nesta semana, a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) informou que a obra do muro de contenção que caiu em uma rotatória, localizada na avenida Parque do Barbado, em Cuiabá, será realizada pela Pasta, mas os gastos serão encaminhados ao Município. Por meio de nota, a Sinfra pontuou: “É preciso que o Município se responsabilize por seus atos ou omissões”.

Em recente entrevista, o titular da Sinfra, Marcelo de Oliveira, disse que a culpa é do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), que não limpou o entorno da obra. "A obra foi feita pela administração passada, mas ele só caiu porque a prefeitura deixou de limpar. Olha a boca de lobo suja. É falta de limpeza do córrego do Barbado. O Governo agora vai fazer a parte dele. Vai arrumar o negócio. Agora fala para o artista da Globo arrumar a parte dele também", disse o secretário no Palácio Paiaguás.

Já a Prefeitura de Cuiabá pontuou que o Governo do Estado tenta de todas as formas desqualificar os serviços municipais e lamentou que o órgão esteja se aproveitando do período eleitoral para isso.  
 
“Destaca que a Prefeitura de Cuiabá não irá entrar nesse jogo de transferência de responsabilidade e continuará trabalhando para que consiga atender as demandas diárias de toda a cidade. Nesse momento, apenas repudia que, na falta de uma explicação plausível para a queda de uma obra tão recente, o Estado novamente vire a sua metralhadora da culpa para a Prefeitura de Cuiabá”, diz trecho da nota.
 
Sobre o caso em si, o Município explicou que atua diariamente na limpeza e desobstrução de todos os córregos. Além disso, o Córrego do Barbado já havia recebido essa ação e, no último fim de semana, foi atendido novamente. Em vistoria, a Defesa Civil teria constatado que os materiais presos nos bueiros seriam, em sua maioria, galhos de uma área verde que saíram no dia do desabamento. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet