Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

apoio da Semob

Após imbróglio com prefeitura, Sinfra confirma fechamento da trincheira do Tijucal nesta terça

Foto: Secom/MT

Após imbróglio com prefeitura, Sinfra confirma fechamento da trincheira do Tijucal nesta terça
Após mais um episódio de atritos entre Prefeitura de Cuiabá e Governo do Estado, finalmente as partes entraram em acordo para fechar, a partir da manhã de terça-feira (27) o trânsito no interior da trincheira do Complexo Viário do Tijucal, em Cuiabá, o que deveria ter ocorrido nesta segunda-feira (26).


Leia mais:
Prefeitura nega fechamento de trincheira para obras do governo e afirma não ter sido informada
 
Em nota, a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) informou que um processo a respeito do projeto de restauração a ser realizado na trincheira para reparos pontuais no pavimento, bem como a substituição de drenos das cortinas que apresentem algum tipo de comprometimento em sua eficiência, foi protocolado na Secretaria de Mobilidade Urbana de Cuiabá (Semob) e a mesma  já garantiu o apoio à realização das atividades de orientação do trânsito que lhe cabem.
 
“Os serviços de restauração serão executados em um prazo de até 30 dias e, em razão disso, ocasionará a interdição do trânsito apenas dentro da trincheira durante este período.  Como a equipe de engenharia da Sinfra já conseguiu executar a análise prévia dos serviços sem fazer o bloqueio do trânsito nesta segunda-feira (26.10), a interdição ocorrerá a partir desta terça-feira (27.10), às 8h, para início dos serviços”, explica a Pasta, em nota.
 
Conforme a secretaria, a ação busca assegurar a execução das melhorias de infraestrutura, como forma de garantir a segurança dos motoristas e usuários da via e permitir a fluidez do trânsito pelas alças laterais da trincheira e pelo viaduto do Complexo Viário do Tijucal, que não serão afetados pelas obras.
 
Confusão
 
O entrevero entre Prefeitura de Cuiabá e Governo do Estado ainda parece longe de acabar. Desta vez, o ponto central de divergência entre os Poderes é quanto ao fechamento da trincheira do Complexo Viário do Tijucal, em Cuiabá, que seria interditada nesta segunda-feira (26), o que não ocorreu, já que a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) disse não ter sido informada Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra) sobre o procedimento.
 
Em nota, a Semob explicou que não recebeu nenhum tipo de solicitação formal sobre o procedimento e que toda e qualquer solicitação, para deslocamento de agentes de fiscalização, para realizar o controle e assim garantir a fluidez do trânsito no local, deve ser feito de forma oficial.
 
Além disto, a nota também lembra que decreto municipal assinado pelo prefeito Emanuel Pinheiro estabelece que toda e qualquer obra na área de execução na área urbana de Cuiabá, a Semob é responsável por autorizar o fechamento e ou interdição de logradouros públicos.
 
Fechamento
 
A Sinfra havia informado no último domingo (25) que faria a interdição da trincheira para restauração de alguns trechos que apresentaram falhas na estrutura, posteriores à entrega da obra.
 
De acordo com o secretário-adjunto de Obras Especiais da Sinfra, Isaac Nascimento, o  projeto de restauração que será executado teve sua elaboração iniciada ainda no ano de 2019 e foi concluído em setembro - e é resultado de um amplo esforço para identificar as causas de patologias relativas à umidade excessiva do solo e as soluções de engenharia aplicáveis.
 
Além desse diagnóstico de engenharia, ainda segundo o adjunto, embaraços jurídicos e administrativos existentes desde o ano de 2017, quando a trincheira foi liberada para o tráfego de veículos,  impediam a retomada e conclusão em definitivo da obra e quase levaram ao rompimento do contrato com a empresa executora.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet