Olhar Direto

Terça-feira, 01 de dezembro de 2020

Notícias / Política MT

Emanuel segue em primeiro e Abílio ultrapassa Roberto França na corrida à Prefeitura de Cuiabá

Da Redação - Wesley Santiago

27 Out 2020 - 10:04

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Emanuel segue em primeiro e Abílio ultrapassa Roberto França na corrida à Prefeitura de Cuiabá
Sexta pesquisa de intenções de voto do Instituto Olhar Dados, divulgada com exclusividade pelo Olhar Direto, mostra que o prefeito Emanuel Pinheiro continua à frente na disputa pelo Prefeitura de Cuiabá, com a maioria das intenções de votos. Logo depois, o levantamento mostra o crescimento do vereador Abílio Junior (PODE), que ultrapassou Roberto França (PATRI).

Leia mais:
Veja resultado da primeira pesquisa para prefeito de Cuiabá realizada após início do horário eleitoral
 
No cenário estimulado, onde uma lista de nomes é apresentada ao entrevistado, Emanuel Pinheiro aparece desta vez com 31,2% da preferência dos cuiabanos. Na rodada passada, o atual prefeito tinha 38,7% das intenções de votos, o que representa uma queda na corrida eleitoral neste período de duas semanas entre uma e outra.
 
Quem tomou o segundo lugar da pesquisa foi o vereador Abílio Junior. Agora, ele tem 23,8% das intenções de votos. Na rodada passada, ele estava na terceira colocação, com 13,5%, já apresentando um crescimento constante desde o primeiro levantamento.
 
O apresentador e ex-prefeito Roberto França figura na terceira posição, com 17,6% das intenções de voto. Mesmo perdendo a segunda colocação para Abílio, o candidato do Patriota teve um crescimento, em relação a última rodada, onde aparecia com 14,5%.
 
Depois, aparecem: Gisela Simona (7,4%); Julier Sebastião (0,7%) e Aécio Rodrigues (0,2%). Os candidatos Paulo Grando (Novo) e Gilberto Lopes (PSOL) não aparecem na pesquisa por não terem pontuado. Do total de entrevistados, 15,6% preferiram ou não souberam responder e 3,7% disseram que votariam em branco, nulo ou nenhum.
 

Espontânea
 
No cenário espontâneo, em que nenhum nome é apresentado ao eleitor, Emanuel Pinheiro aparece com 26,8% das intenções de voto. Logo em seguida vem Abílio Júnior, com 20,4%. Depois, seguem: Roberto França (13,4%); Gisela Simona (5,4%); Julier Sebastião (0,2%) e Aécio Rodrigues (0,2%).
 
Os que não aparecem na pesquisa, é porque não pontuaram. Dos entrevistados nesta modalidade, 29,6% preferiram ou não souberam responder e 4% disseram que votariam em branco, nulo ou nenhum.



Rejeição
 
Foi questionado aos entrevistados, ainda, em quem eles não votariam de jeito nenhum. Neste caso, Emanuel Pinheiro aparece com 25%, tendo um crescimento desde a última pesquisa, quando aparecia com 18,5%.
 
Depois, aparece Roberto França, com 13,9% e Abílio Júnior, com 13,2%, A rejeição de ambos também cresceu, já que na rodada passada tinham 10% e 9,6% de desaprovação, respectivamente.
 
Na sequência, aparecem: Julier Sebastião (3,5%); Aécio Rodrigues (2,3%); Gisela Simona (1%); Paulo Grando (0,7%); Gilberto Lopes (0,5%). Dos entrevistados nesta modalidade, 34,3% preferiram ou não souberam responder e 5,5% disseram que votariam em branco, nulo ou nenhum.



A pesquisa
 
O levantamento Olhar Dados é produzido e publicado com exclusividade pelo portal Olhar Direto. Neste levantamento o instituto realizou 597 entrevistas entre os dias 24 e 26 de outubro para captar a percepção geral da população de Cuiabá a respeito do cenário eleitoral de 2020. A pesquisa é quantitativa com técnica survey de opinião.
 
O levantamento está registrado junto à Justiça Eleitoral sob o a inscrição MT-03106/2020. A margem de erro é 4,0 pontos percentuais para mais ou para menos. Os resultados das tabelas foram arredondados pelo programa para totalizarem 100%.

A pesquisa anterior foi realizada entre os dias 10 e 12 de outubro (veja aqui).

Comentários no Facebook

Sitevip Internet