Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

Luto na Força Nacional

Morre piloto que sobreviveu a queda de helicóptero no Pantanal e foi transferido para o RJ após alta

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Morre piloto que sobreviveu a queda de helicóptero no Pantanal e foi transferido para o RJ após alta
Morreu na madrugada desta terça-feira (27), Renato de Oliveira de Souza, agente especial da Polícia Civil do Distrito Federal e piloto do helicóptero da Força Nacional que caiu no Pantanal mato-grossense, no dia 08 de outubro. Ele havia recebido alta hospitalar e sido transferido para o Rio de Janeiro, onde continuava o tratamento em casa, em sistema de home care.


Leia mais:
Irmão de piloto que sobreviveu a queda de helicóptero se emociona com alta: “sentimos quando passa perto”

Renato  passou mal na noite de segunda (26), sentiu falta de ar, chegou a ser socorrido, mas não resistiu e morreu em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Rio de Janeiro.

A principal suspeita é que o piloto tenha sofrido um tromboembolismo pulmonar. Em áudios encaminhados a amigos, o irmão dele, desembargador do Rio de Janeiro, Rogério de Oliveira Souza, disse que percorreu diversos hospitais do Rio com a ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), antes de conseguir atendimento médico.

O velório de Renato será na quinta-feira (29/10), às 16h, no Cemitério do Caju, Zona Norte do Rio de Janeiro.

Transferência e alta


Renato de Oliveira de Souza recebeu alta no dia 21 de outubro do Hospital Santa Rosa, onde estava internado, em Cuiabá. Ele foi transferido em uma UTI Aérea para a cidade do Rio de Janeiro, onde continuou seu tratamento em casa, junto com familiares.

 

Sem poder gravar entrevistadas devido a sua função na Força Nacional, Renato disse em conversa informal com pessoas que o acompanhavam que nunca tinha passado por situação parecida e que veio com a missão de ajudar no Pantanal.

Ele disse que ainda sentia muitas dores por conta das fraturas que sofreu no acidente. Na queda do helicóptero, ele teve fratura de face e na primeira lombar.

O acidente

Conforme o Olhar Direto apurou, um pantaneiro presenciou a queda e logo conseguiu buscar ajuda. O helicóptero da Força Nacional chegava ao local para ajudar no combate às chamas e fez o pouso forçado por volta das 15h, num ponto de difícil acesso que fica há pouco mais de 15km do Porto Jofre, local de grande visitação turística no Pantanal.
 
No local, conforme as fotos recebidas pelo Olhar Direto, é possível ver que a aeronave teve partes despedaçadas, a cauda quebrada e chegou a tombar. O motor ficou exposto no solo.
 
"Foi por Deus mesmo. Uma verdadeira ajuda Divina. O helicóptero despedaçou. Tá todo quebrado. Eu nunca vi isso aqui", disse o pantaneiro, conhecido como Nego e que trabalha na região há mais de 20 anos. Ele também ajudava a cuidar da área para evitar que o fogo atingisse a área da fazenda onde ele trabalha. Nego que chamou ajuda assim que percebeu a queda.
 
A queda será investigada pelo Serviços Regionais de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa VI), que é ligado ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).

Atualizada às 10h25 e às 10h30.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet