Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Eleições e contágio

Secretário alerta que campanhas políticas podem provocar aumento de casos de Covid-19 em MT

30 Out 2020 - 17:44

da Redação - Isabela Mercuri / Do local - Max Aguiar

Foto: Secom / MT

Secretário alerta que campanhas políticas podem provocar aumento de casos de Covid-19 em MT
O secretário de Estado de Saúde Gilberto Figueiredo classificou como ‘desconfortável’ a realização de eventos de campanha eleitoral em meio à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Ele lembrou, ainda, que Mato Grosso registra atualmente cerca de 700 novos casos da doença todos os dias, e com esta realidade a tendência é que os números aumentem. “Infelizmente a pandemia, para muitos, parece que já acabou”, lamentou.


Leia também:
Mauro foge de polêmica, mas diz que se Governo Federal não comprar vacina, MT tem recursos

Apesar de quase todos os políticos terem afirmando, antes do início da campanha, que este seria um ano diferente, em que o contato com os eleitores seria realizado principalmente via redes sociais ou em eventos com distanciamento social e poucas pessoas, essa não tem sido a realidade.


Roberto França (PATRI), Gisela Simona (PROS), Emanuel Pinheiro (MDB) e Abilio Junior (PODE) em arrastões nas ruas (Fotos: Rogério Florentino / Olhar Direto)

O Olhar Direto acompanhou caminhadas dos principais candidatos de Cuiabá e Várzea Grande, e todos, de uma forma ou outra, desrespeitaram as indicações da Organização Mundial da Saúde (OMS), seja apertando as mãos dos eleitores, abraçando-os, conversando sem a distância de 1,5 metros ou mesmo estando sem máscara.

Em Várzea Grande, onde não há decreto municipal que o proíba, os eventos dos principais candidatos reuniram milhares de pessoas, tanto em locais abertos quanto em locais fechados. Em alguns, a distribuição de álcool em gel e o uso de máscaras lembravam que o mundo passa por uma pandemia. Em outros, nem isso.

Eventos em Várzea Grande causaram aglomerações, nas imagens: Lançamento de campanha de Kalil, de Emanuelzinho e convenção de Frical (Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto)

Gilberto lamenta a situação. “Primeiro há de se dizer que é um comportamento da população, e infelizmente no momento de eleições os candidatos também acabam incentivando e, por força da necessidade de fazer campanha, eventos de aglomeração de pessoas. Comportamento de como se a pandemia já tivesse acabado, não acabou, estamos num número médio de 700 novos casos por dia, mas a parte boa é que caiu o número de internações, a demanda por leitos hospitalares, e isso nos deixa menos desconfortável, porque estamos em pandemia e é importante que a população continue atendendo o chamamento para se proteger porque quando da doença ataca para alguns é fatal, e aí não tem solução”.

Ainda segundo o secretário, este comportamento momentâneo associado à chegada das férias e festas de final de ano pode trazer consequências graves para o estado. “O vetor do vírus é o ser humano, quanto mais o ser humano se locomove, se reúne, e faz aglomerações, a probabilidade aumenta de pessoas com infecção. O indicador mais importante que nós monitoramos nesse momento é a demanda pelas internações, seja enfermaria, seja em leitos de UTI, e essas estão em decréscimo, mas a tendência natural, por força das campanhas, por forças da própria eleição e do período de férias que se avizinha, deve ainda continuar ampliando o número de casos porque nós temos um percentual muito grande da população que ainda não foi infectada”.

Para ele, a população deve ficar atenta ao comportamento dos políticos neste momento, para tirar suas conclusões. “É um péssimo exemplo. Candidatos que nesse momento deixam esse recado para a população, é melhor que a população pense se ele tem maturidade e responsabilidade suficiente para assumir um cargo de tamanha importância, para dirigir um município, já que o próprio político não dá um bom exemplo”, finalizou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet