Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Cidades

EFEITO COVID-19

Bustamante diz que não tem data para retomada das visitas nos presídios: 'a pandemia já acabou?'

Foto: Mayke Toscano/Secom-MT

Bustamante diz que não tem data para retomada das visitas nos presídios: 'a pandemia já acabou?'
As 52 unidades prisionais de Mato Grosso seguem sem data para retornar as visitas. A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), por meio da Adjunta de Administração Penitenciária (SAAP), prorrogou, por tempo indeterminado, a interrupção de entrada de pessoas de fora do sistema e demais atividades dentro das unidades penais de Mato Grosso. A decisão ainda segue o enfrentamento ao coronavírus (Covid-19). 


Leia mais:
Servidores promovem grande carreata por Emanuel nas principais avenidas de Cuiabá; veja imagens

Questionado sobre quando isso deve mudar e voltar igual antes da pandemia, o secretário de Segurança Pública, Alexandre Bustamante questiona se a pandemia acabou e disse que não tem data prevista para isso mudar. 

"Acabou a Covid-19? Eu acredito que não! Então, continuamos da mesma forma, que é para preservar os reeducandos e para não impactar a saúde. Querendo ou não, a visita de pessoas externas, pode ocasionar um aumento da transmissão. Não é o que queremos, uma segunda onda, principalmente com os reeducandos", explicou o secretário. 

As normas abrangem todas as cadeias e penitenciárias do estado e o objetivo é evitar aglomeração de pessoas. A interrupção das atividades no Sistema Penitenciário começou no dia 20 de março, período em que foram iniciadas as restrições de locomoção e prestação de serviços.

Apesar das suspensões de visitas, segue autorizadas as entradas de medicamentos e materiais de higiene para os presos. Em todas as unidades continuam o período do banho de sol e o fornecimento de água alongado. Ainda no período, serão destinadas aos recuperandos atividades educacionais e culturais de incentivo à leitura, trabalhos manuais, filmes, entre outros.

As visitas presenciais estão sendo substituídas por ligações de vídeo, e-mail ou carta. Somente é permitida a realização de chamada de áudio e/ou vídeo de uma pessoa por recuperando, de visitantes já cadastrados. A duração da ligação é de no máximo cinco minutos, e está sendo assistida por servidores penitenciários.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet