Olhar Direto

Terça-feira, 01 de dezembro de 2020

Notícias / Educação

IFMT utiliza notas do ENEM e sorteio público como processo seletivo para 2021

Da Redação - Bruna Bom

30 Out 2020 - 12:05

Foto: IFMT

IFMT utiliza notas do ENEM e sorteio público como processo seletivo para 2021
Nesta sexta (30), o Instituto Federal de Mato Grosso publicou uma nota sobre a forma de ingresso para os Processo Seletivos 2021/1. Na nota, o Instituto explica que a seleção sofreu alterações, exclusivamente, para as turmas de ingresso 2021/1.

Leia mais:
Alunos da rede estadual não irão reprovar neste ano e 2021 será para recuperar a aprendizagem, diz futuro secretário

Para os Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, a seleção de estudantes ocorrerá por sorteio público, por meio de sistema automatizado de escolha de números, respeitando os critérios de inscrições, por cota ou ampla concorrência. Na nota, são apresentados os esclarecimentos quanto ao sorteio público.

Para os Cursos de Graduação, a seleção dos estudantes será de duas formas: em editais distintos, sendo por nota geral do Enem (2015, 2016, 2017, 2018 ou 2019), para 70% das vagas; ou por análise de histórico escolar do ensino médio, sendo avaliado para seleção o 1º e 2º ano, para 30% das vagas disponibilizadas.

O IFMT destaca que, todas as possibilidades para execução do processo seletivo de ingresso em 2021/1 foram avaliadas operacionalmente, juridicamente em consonância com a promoção de critérios de isonomia, igualdade de condições e otimização. 

A instituição também considerou os aspectos de prevenção e cuidado com a saúde devido a pandemia da COVID-19, questões orçamentárias para aquisição de materiais necessários (luvas, máscaras, álcool em gel, aferidor de temperatura), contratação de um número elevado de colaboradores para aplicação das provas e número elevado de salas de aulas para a garantia de um mínimo de segurança sanitária.

Assim, após analisar todas as alternativas para ingresso de estudantes no processo seletivo em 2021/1 nos cursos de nível médio, a instituição optou pela modalidade de sorteio eletrônico. 

O método já é utilizado regularmente em outras instituições, sendo que em algumas para os cursos de nível médio, e até para os cursos de especialização. Assim, neste momento em decorrência da pandemia do COVID-19, é a modalidade com maior viabilidade, pois além disso, não terá cobrança de taxa de inscrição e proporcionará igualdade de participação a todos os(as) candidatos(as).

Acesse na íntegra a nota à comunidade clicando AQUI.

Comentários no Facebook

Sitevip Internet