Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política MT

Troca de secretários

Mauro aposta em mudança para ‘oxigenar’ Seduc e diz que algo está errado na educação de MT há anos

03 Nov 2020 - 10:12

da Redação - Isabela Mercuri / Do local - Max Aguiar

Foto: Rogério Florentino Pereira/ OD

Mauro aposta em mudança para ‘oxigenar’ Seduc e diz que algo está errado na educação de MT há anos
O novo secretário de Educação de Mato Grosso, Alan Porto, foi empossado nesta terça-feira (3), em cerimônia realizada na sede da secretaria. Segundo o governador Mauro Mendes (DEM), a mudança pode oxigenar a educação pública de Mato Grosso, que segundo o democrata, tem ‘algo de errado’ há muitos anos.


Leia também:
Após mais de dois anos, Marioneide deixa pasta de educação; Alan Porto assume

“Nós estamos reimplementando alguns processos dentro do governo e isso faz parte da dinâmica. Eu sou muito criterioso para escolher, muito criterioso para alterar. Mas algumas mudanças são necessárias dentro de uma estratégia, ela vai assumir conosco outras funções dentro do governo e nós vamos implementar, vamos oxigenar com o Alan um processo de gestão muito mais focado, muito mais orientado, para a área pedagógica e a área de infraestrutura. Então é uma mudança natural, que eu acredito que vai agregar valor à educação e aos resultados tão importantes”, afirmou o governador.

Mauro foi assertivo ao afirmar que a operação Overlap, na qual a agora ex-secretária Marioneide Kliemaschewsk foi ouvida, não teve nenhuma influência na troca. Além disso, disse também que o problema da educação no estado é sistêmico.

“O [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica] Ideb não é algo que foi construído nos últimos dois anos. Ele já era [por] muitos anos o 21º, caiu para 23º, então assim, algo está errado na educação pública de Mato Grosso há muitos anos, e está aí o resultado, um estado tão rico com uma educação tão pobre. Então não pode ficar assim, nós temos que mudar isso, nós iremos mudar, se Deus quiser, e às vezes uma mudança na equipe cria condições, oxigena, ela cria uma nova perspectiva em termos de gestão para implementar o resultado que nós sonhamos”, completou.

Mauro ainda elogiou a gestão de Marioneide, secretária que também esteve à frente da Seduc na gestão do antecessor Pedro Taques, então governador pelo PSDB e hoje candidato ao Senado pelo Solidariedade. “A Marioneide deu uma grande contribuição como secretária de Estado de Educação, ela pegou essa secretaria ainda na administração anterior, a situação extremamente difícil, a Seduc com muita pouca credibilidade, vinha de alguns escândalos, que aconteceram em licitações, situação econômica do governo era muito ruim, e ela enfrentou essa transição de uma forma muito gigante", afirmou Mendes.

"Entramos na nossa administração, ela ajudou na reorganização, no equilíbrio fiscal do governo e da própria Seduc. Hoje ela entrega uma secretaria totalmente organizada, uma nova sede, criando as condições para que dê um grande passo para o futuro que é melhorar na ponta a qualidade do ensino dentro da sala de aula”, completou.

Na nova gestão, o governador afirma que o foco será nas novas tecnologias, no material pedagógico de ponta, em aprender com os estados brasileiros que deram certo e trazer tudo isso para dentro de Mato Grosso. Assim, melhorar o ensino.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet