Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Cidades

PROCESSO SELETIVO

“Estão desmoralizando nosso esforço”, dispara aluno em manifestação contra sorteio de vagas no IFMT

Foto: Rogério Florentino Pereira/ OD

“Estão desmoralizando nosso esforço”, dispara aluno em manifestação contra sorteio de vagas no IFMT
Pais e alunos se reuniram na tarde desta terça-feira (10) em frente à Reitoria do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) em manifestação contra o sistema de sorteio de vagas adotado para o processo seletivo referente ao primeiro semestre de 2021. Para Matheus Coelho, de 15 anos, o processo desmoraliza o esforço dos alunos já que muitos que sequer estudaram irão conseguir entrar da unidade educacional.


Leia mais:
IFMT utiliza notas do ENEM e sorteio público como processo seletivo para 2021

“Muitos alunos que não fizeram praticamente nada vão conseguir entrar nas nossas vagas. Eles estão desmoralizando nosso esforço e não estão levando em conta tantas outras pessoas que estão estudando e se esforçando. Não estão levando em conta. Então acredito que eles têm possibilidade sim [de mudar o processo seletivo], só basta um pouquinho de querer dentro do IFMT”, defende ao Olhar Direto.

“Achamos muito injusto isso. Não foi ouvida a sociedade”, declara a mãe Maiara Christina Valtereli, de 33 anos. Assim como Matheus, sua filha tem se preparado para entrar no IFMT há um ano e meio, fazendo cursinho. Maiara não entende porquê o IFMT não adota medidas de biossegurança devido ao novo coronavírus ou até mesmo adia a data da prova, conforme medida adotada pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

“A gente sabe que é necessário ter todo cuidado, mas já estamos vendo o funcionamento de concursos públicos que ocorreram durante esse processo. O Enem foi adiado e também será feito mais para frente dentro das adequações sanitárias. Por que o IFMT não pode fazer o mesmo? Com menos alunos, uso de máscara e álcool em gel”, fala. “Eu acho que o IFMT deveria ser mais dinâmico e democrático, que ouvisse o anseio da sociedade, porque não adianta colocar sorteio, mas tem pensar nas pessoas que estão lutando e batalhando para conseguir entrar”, completa.

O processo seletivo para entrar no IFMT foi decidido no início de outubro. Apesar de pais e alunos se mostrarem indignados com a forma de seleção, ao fim do mesmo mês a instituição divulgou o edital. No documento, foi reforçado o sistema de sorteios, como também anunciado que para os cursos de graduação serão utilizadas as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos anos anteriores.

Para os cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, a seleção de estudantes ocorrerá por sorteio público, por meio de sistema automatizado de escolha de números, respeitando os critérios de inscrições, por cota ou ampla concorrência. Na nota, são apresentados os esclarecimentos quanto ao sorteio público.

Já para os cursos de graduação, a seleção dos estudantes será de duas formas: em editais distintos, sendo por nota geral do Enem (2015, 2016, 2017, 2018 ou 2019), para 70% das vagas; ou por análise de histórico escolar do ensino médio, sendo avaliado para seleção o 1º e 2º ano, para 30% das vagas disponibilizadas.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet