Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Política MT

Reordenamento da Seduc

Professores afirmam que receberam comunicação informal de fechamento de Escola e se mobilizam

Foto: Assessoria

Lúdio se reuniu com servidores

Lúdio se reuniu com servidores

Professores e funcionários da Escola Estadual Salim Felício, no bairro Parque Cuiabá, na capital, relatam que receberam uma comunicação informal de que a escola, que atende 578 alunos, seria fechada, e os estudantes remanejados para outros colégios. Agora, eles se mobilizam para tentar evitar que isto se concretize.


Leia também:
Lúdio diz que há demanda para aumentar CEJAs: '2 milhões em MT não concluíram a educação básica'

“A Seduc falou que mandou um e-mail nos informando sobre o fechamento da escola. Mas já vasculhamos nosso e-mail e não existe e-mail nenhum sobre isso. Informalmente, já ficamos sabendo que nossas turmas serão distribuídas entre três escolas. Mas não temos nada oficial. Estamos preocupados, sem saber como proceder”, afirma a diretora Diva Maria Kleber.

As informações recebidas pela equipe da escola são de que os estudantes serão remanejados para as escolas Heliodoro Capistrano, que também fica no Parque Cuiabá; Rubens de Mendonça, localizada a 3,6 km da Salim Felício, na Cohab São Gonçalo; e Alice Fontes Pinheiro, que fica a 4,7 km da Salim Felício, no Jardim Nossa Senhora Aparecida.

Sharlene Vortmann, mãe de aluno e também ex-aluna da escola, demonstrou preocupação com a mudança. “Como eu vou mandar meu filho de 12 anos ir de ônibus para outro bairro que eu nem conheço? E com risco de vida, pois precisa atravessar a rodovia, que é muito movimentada. Ele saiu da escola municipal no ano passado e começou a estudar na Salim Felício neste ano. E aí veio a pandemia. E agora ele vai ter que mudar de novo?”, questionou.

O deputado estadual Lúdio Cabral (PT), que tem se mobilizado contra as decisões da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) de ‘reordenamento’ de algumas escolas, se reuniu com professores e pais de alunos na última sexta-feira (27). “A Salim Felício está no limbo. A direção da escola não foi comunicada oficialmente do fechamento, mas tem a informação não oficial de como será a movimentação dos alunos. E não houve qualquer diálogo da Seduc com a direção ou a comunidade escolar sobre o destino da escola. Isso não é produto do acaso, é resultado da forma como a educação pública vem sendo gerida pelo governo de Mato Grosso”, disse Lúdio.

A escola funciona no mesmo prédio desde 1982, e foi estadualizada em 1998. A Salim Felício é inclusiva e atende 16 alunos especiais com diversos tipos de deficiência: paralisia cerebral, síndrome de down, surdez, entre outros. Quadros pintados por esses estudantes especiais são exibidos em diversas salas e corredores. Diva se orgulha também da biblioteca. “Temos 5 mil livros. É o maior acervo da região”.

Outro lado

Recentemente, a Seduc afirmou que não irá fechar nenhuma escola. Veja parte do texto divulgado pela assessoria de imprensa:

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) não fechará 300 escolas estaduais, como tem sido divulgado na mídia e nas redes sociais. O trabalho realizado no momento é de reorganização das salas ociosas em que não há alunos e com infraestrutura física precária.

“Posso afirmar e fazer compromisso de que não fecharemos 300 escolas, como querem fazer crer alguns com o discurso político de fake news”, enfatiza o secretário de Estado de Educação, Alan Porto.

O secretário explicou que as mudanças são no reordenamento de algumas unidades devido à má estrutura em que se encontram, além de outras estarem funcionando em prédios alugados. Há também casos em que as unidades serão cedidas para os municípios em melhores condições para ofertar a educação básica.

O objetivo da secretaria é oferecer uma melhor estruturas físicas aos estudantes e profissionais da educação e, consequentemente, criar um ambiente favorável em que seja possível a melhoria do Ideb.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet