Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Dezembro vermelho

Serviço oferece profilaxia, testagem e diálogo sobre infecções sexualmente transmissíveis

Foto: Reprodução

Serviço oferece profilaxia, testagem e diálogo sobre infecções sexualmente transmissíveis
Pensando na importância do Dia Mundial de Resposta ao HIV/AIDS, o Serviço de Atendimento Especializado a Pessoas com IST/HIV/AIDS e Hepatites Virais, SAE - Regional Norte, traz ações de profilaxia, diagnóstico, tratamento e seguimento de ISTs para a população de Cuiabá. 


Leia mais:
Superar preconceito é desafio para prevenir câncer de próstata


Situado em anexo a Clínica da Família no CPA I, o SAE Norte estará funcionando nos dias 30 de novembro a 3 de dezembro, das 8h às 16h, com uma programação de testagem rápida de Hepatites B e C, HIV e Sífilis, diálogos de orientação e prevenção, diagnóstico e tratamento imediato das Infeções Sexualmente Transmissíveis e orientações jurídicas para as pessoas que convivem com a doença.  

Durante mais de 30 anos, a sociedade pôde acompanhar as descobertas científicas relacionadas ao HIV, desde a identificação do vírus em 1980, a chegada do coquetel antiaids em 1990. Nos anos 2000, chega a testagem rápida para o diagnóstico precoce do HIV e posteriormente, em 2010, a extensão do antirretroviral para todas as pessoas vivendo com HIV/AIDS (PVHA). 

Durante o século XXI, a ciência atinge o revés da epidemia de HIV com ações centradas em prevenção, através do uso dos antirretrovirais na forma profilática. Conhecidas como PEP (Profilaxia de Pós Exposição) e a PrEP (Profilaxia de Pré Exposição Sexual), as profilaxias são ofertadas para pessoas que passaram por situações de risco de contaminação pelo HIV. 

Tais profilaxias estão disponíveis para a população nos SAEs Regional Norte, inaugurado em agosto deste ano. Para receber o atendimento, o paciente não precisa de encaminhamentos ou receitas para ter acesso aos serviços, que são oferecidos por profissionais capacitados pelo Ministério da Saúde, que busca diminuir o número de casos da doença em jovens na faixa etária de 15 a 39 anos, que são os mais diagnosticados com o vírus HIV. 

Serviço

Data: 31 de novembro a 3 de dezembro
Horário: 8h às 16h
Local: SAE - Regional Norte, anexo a Clínica da Família no CPA I
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet