Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Novo golpe

Criminosos se passam por restaurantes e oferecem vouchers falsos para clonar WhatsApp de vítimas

Foto: Reprodução

Criminosos se passam por restaurantes e oferecem vouchers falsos para clonar WhatsApp de vítimas
Associação de Bares e Restaurantes (Abrasel/MT) fez um alerta à população sobre falsas mensagens de suposto ganho de vouchers. Os criminosos têm usado perfis fakes nas redes sociais, como Instagram, de vários estabelecimentos da capital para coletar dados das pessoas.


Leia mais:

Criminosos usam número falso com foto da primeira-dama para aplicar golpes

A estratégia utilizada pelos criminosos é aplicada para tentar clonar o WhatsApp da vítima por meio de código informado via SMS, o qual se trata de uma espécie de autorização emitida pelo aplicativo. 

"Recebemos, nos últimos dias,  várias denúncias de pessoas apresentando relatos sobre essas tentativas de golpes.  Diante disso, é importante ressaltar que os estabelecimentos não praticam esse tipo de abordagem", relata Lorenna Bezerra, presidente da Abrasel/MT. 

Lorenna também informa que a Abrasel, junto com os empresários, já tomou todas as medidas cabíveis para barrar essa prática. "Diante disso, pedimos às pessoas que não forneçam informações ou acessem esses links e nos ajudem a denunciar esses 'fakes' para as plataformas", orienta. 

De acordo com os relatos, os criminosos enviam  mensagens para o direct da pessoa, informando que ela foi contemplada com Vouchers.  Na mesma mensagem, os golpistas pontuam que caso a pessoa tenha interesse em recebê-los,  precisa enviar seu nome completo e número de celular para que possam enviar o  código de confirmação de WhatSapp por SMS. 

Em seguida, caso a pessoa forneça, é remetida a mensagem com esse código e os falsários solicitam esse código para a possível confirmação. Com acesso ao código, eles iniciam a prática criminosa de clonagem da conta do WhatSapp, para tentar aplicar golpes nos contatos da vítima.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet