Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política MT

Servidores públicos

Sindicalistas cobram RGA e não descartam greve geral na semana que vem

04 Dez 2020 - 12:12

Da Redação - Carlos Gustavo Dorileo / Do Local - Max Aguiar

Foto: Rogério Florentino/OD

Sindicalistas cobram RGA e não descartam greve geral na semana que vem
Representantes do Fórum Sindical encaminharam uma carta ao secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, ao secretário de Fazenda, Rogério Gallo, e ao secretário de Planejamento e Gestão, Basílio Bezerra, solicitando uma reunião até a próxima terça-feira (8) para tratar do pagamento da Revisão Geral Anual, a famosa RGA dos anos de 2017 a 2021.Os servidores também avisaram que se não forem atendidos, vão entrar em greve geral a partir de semana que vem.

 
Leia também
Emanuel diz que Bezerra foi precipitado e desrespeitou os Campos ao convidar Mendes ao MDB

 
No documento encaminhado às três pastas, os servidores dizem que a classe está pressionando bastante os sindicalistas por respostas sobre o não pagamento da reposição desde o ano de 2018.
 
“O governo não pode falar em momento nenhum que não tem condições de pagar a RGA dos servidores públicos, porque já vai terminar o ano com R$ 20 bilhões no caixa. O Governo cresceu com a arrecadação neste tempo de pandemia e é um dos poucos estados do Brasil que não sofreu com arrecadação. Então o Estado tem que também ver a situação dos trabalhadores que está defasada em 17% no nosso pagamento”, disse o servidor Edmundo César Cícero Leite, presidente do Sindicato dos Profissionais da Área Instrumental do Governo (Simpaig-MT), que não descartou greve geral, no caso da classe não ser atendida.
 
“Estamos aqui democraticamente pedindo uma reunião para discutirmos esta situação, com o máximo de urgência possível. Se durante a semana que vem não tivermos nenhuma resposta, infelizmente já estou avisando que não temos outro mecanismo a não ser uma paralização generalizada no Estado de Mato Grosso. Estamos lutando por nossos direitos. Se eles são contra a greve, que pagam pelo nosso direito”, destacou.
 
O início do mês de novembro, o secretário de Fazenda Rogério Gallo declarou que a parcela fixada em 2017 e que não foi concedida em 2018 da RGA será paga no próximo ano.
 
Já sobre 2021, o secretário explicou que o Estado não poderá realizar o pagamento em função da Lei Complementar Federal n° 173, que impede os Estados e municípios de concederem o pagamento em decorrência da crise causada pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
 
Promessa de campanha de Mauro Mendes (DEM) em 2018, o pagamento da RGA vem sendo cobrado pelos servidores públicos desde a gestão do ex-governador Pedro Taques (SD).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet