Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Cidades

PROTESTO

Estudantes de medicina da Unemat fazem manifestação pedindo retorno de aulas presenciais; veja vídeo

Foto: Reprodução

Estudantes de medicina da Unemat fazem manifestação pedindo retorno de aulas presenciais; veja vídeo
Estudantes de medicina da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) realizaram uma manifestação pedindo o retorno de aulas presenciais no campus de Cáceres (a 178 km de Cuiabá), na manhã desta terça-feira (8).


Leia mais:
Alunos de medicina da UFMT pedem retorno de Júlio Muller como hospital de ensino e denunciam negligência

“Hoje, os acadêmicos de medicina realizaram mais uma manifestação na frente da reitoria cobrando uma reposta quanto ao planejamento de retorno das nossas atividades práticas presenciais, exigindo a convocação de uma reunião extraordinária, liberação de editais para processo seletivo de bolsa preceptoria e a revisão de contratos”, explicou Ray Freire, estudante de medicina e vice-presidente do Centro Acadêmico do curso, ao Olhar Direto.
 

Os alunos estão sem aulas práticas desde março de 2020. As aulas presenciais foram suspensas devido ao novo coronavírus e o Ensino Remoto Emergencial (ERE) só foi implementado em agosto. Por este motivo, os alunos não conseguiram concluir a carga horária completa do semestre. “Todos os semestres estão estagnados em 2020/1 se sequer poder evoluir para 2020/2 e já são seis meses de ensino insuficiente de forma remota”, explica.

O internato médico é outro problema a ser enfrentado pelos alunos. Eles alegam que as documentações que garantiriam o seu retorno estão prontos e foram, inclusive, entregues a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG). Entre os outros argumentos, está o funcionamento normal de estabelecimentos comerciais e retomada de aulas presenciais de outras instituições.

O Centro Acadêmico de Medicina realizou uma pesquisa com os alunos do curso e chegou à conclusão de que 87% são favoráveis ao retorno das aulas presenciais, enquanto cerca de 50% não está satisfeito com a modalidade de ensino remoto.

O Olhar Direto entrou em contato com a Unemat para se manifestar sobre o assunto. Em nota, a instituição afirmou que no próximo dia 17 de dezembro será realizada uma reunião remota que irá discutir a deliberação e encaminhamentos quanto ao retorno de atividades presenciais de estágio supervisionado para todos os cursos. Confira na íntegra a nota abaixo.

A Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado, convocou nesta semana os membros do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conepe) para a 3ª Sessão Ordinária que acontecerá no próximo 17 de dezembro, de forma remota.

Nesta reunião está prevista a deliberação e encaminhamentos quanto o retorno das atividades presenciais de estágio supervisionado para todos os cursos da Universidade, não só para o curso de Medicina, bem como a apresentação dos estudos realizados por uma comissão quanto a forma de finalização do semestre letivo 2020/1 que foi suspenso em razão da pandemia.  

Desde que o semestre foi suspenso, a Unemat vem oferecendo períodos letivos suplementares (PSLE) como forma de oferecer aos acadêmicos a possiblidade de darem continuidade aos estudos por meio remoto.  
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet