Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Educação

investimentos na rede estadual

Doze escolas públicas serão entregues reformadas no início de 2021

Foto: Divulgação

Doze escolas públicas serão entregues reformadas no início de 2021
O Governo do Estado tem 12 escolas praticamente prontas – entre reforma geral e novas construções – que deverão ser entregues às comunidades em breve. Nessas 12 obras, foram investidos cerca de R$ 32 milhões, sendo três delas conveniadas. Desse total, serão 37 novas salas de aulas ampliando a ofertas de vagas na rede estadual.


Leia mais:
Processo de rematrícula na rede estadual encerra nesta sexta-feira; entenda como funciona

Segundo a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), cinco obras estão em fase final com previsão de conclusão no início de 2021. As novas escolas e as reformadas terão mobiliários como carteiras e armários, além de aparelhos de condicionadores de ar, todos novos.

É o caso da Escola Estadual Júlio Muller, em Barra do Bugres (a 168 quilômetros a médio-norte da Capital) que teve reforma geral.

Em Nobres, (a 146 quilômetros a médio-norte), a EE Marechal Cândido Rondon também foi reformada por completo deixando a comunidade escolar satisfeita. São oito salas de aula, biblioteca, sala multifuncional, sala de música, parte administrativa, banheiros, cozinha e refeitório, além da adaptação de acessibilidade.

A EE Coronel Vanique, em Nova Xavantina (a 645 quilômetros a leste de Cuiabá) é outra unidade escolar que recebeu reforma geral, pois estava prestes a ruir. Os problemas estruturais e falta de adequações são coisa do passado – a comunidade escolar não vê a hora de receber a escola praticamente nova.

“São escolas que, muitas vezes, nunca receberam uma manutenção preventiva desde que foram inauguradas. Com o tempo, os prédios foram se deteriorando e tivemos que fazer reforma completa. Mais que um prédio novo, é conforto para alunos e profissionais da educação, é motivação para todos que vai refletir na aprendizagem.
Sem falar que os pais participam mais das atividades escolares”, salienta o secretário de educação, Alan Porto.  

Novas Escolas

Em Tangará da Serra (a 239 quilômetros a médio-norte de Cuiabá), a cidade aguarda com expectativa a inauguração da EE Vereador Bento Muniz, no bairro Altos do Tarumã. Será uma escola com 12 salas de aulas, dependências administrativas, quadra poliesportiva e acessibilidade.

Cinco salas

Em Itanhangá (a 403 quilômetros ao norte da Capital), a reforma na EE Bromildo Lawisch, em convênio com a Prefeitura Municipal, possibilitou a construção de mais cinco novas salas de aula. São até 300 novas vagas na escola.

Outra escola que está com a reforma quase pronta é a EE Marechal Dutra, em Rondonópolis (a 212 quilômetros ao sul de Cuiabá), com um vestiário completo – masculino e feminino - da quadra poliesportiva, além da estrutura física.

Em Jaciara, a comunidade escolar do Distrito de Celma aguarda a entrega da EE do Campo Celestino Correa da Costa, em convênio com o Governo Federal.

Em Várzea Grande, a EE Arlete Maria da Silva está na fila para ser entregue em breve para a comunidade escolar, após anos e anos de espera.

Três escolas na Capital

Cuiabá terá em breve uma escola nova e duas reformadas por inteiro com tudo novo. No Bairro Pedra 90, o sonho tão aguardado de ter nova unidade escolar será concretizado. O prédio da EE Mário de Castro está quase pronto.

No mesmo ritmo estão as obras das reformas das EE Hermelinda de Figueiredo e Cleinia Rosalina, que também fazem parte da lista das próximas inaugurações.

O secretário Adjunto de Infraestrutura e Patrimônio, Fernando Wieczoreck de David, explica que as obras nas 12 escolas em fase final, faltando pouco para serem concluídas. “Estamos nos detalhes, são escolas reformadas com cara de novas e prédio novo”, assegura.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet