Olhar Direto

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Internado em SP

Secretário de Saúde apresenta melhora em quadro clínico; reinfecção por Covid ainda é estudada

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Secretário de Saúde apresenta melhora em quadro clínico; reinfecção por Covid ainda é estudada
O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, apresentou melhora em seu quadro clínico, segundo informou nesta segunda-feira (14) o Governo de Mato Grosso. Ele segue  internado em unidade semi-intensiva, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde é estudada uma possível reinfecção pela Covid-19.


Leia mais:
Possível reinfecção por Covid-19 de secretário e de mais quatro pessoas são investigadas em Mato Grosso

O gestor continua internado em unidade semi-intensiva e recebe o tratamento conforme sintomas apresentados, na medida em que também passa pelo monitoramento da Doença de Crohn. 

De acordo com o boletim médico, o gestor está reagindo bem ao tratamento, encontra-se consciente e recebendo assistência cliínica e respiratória por meio de oxigênio e terapia de alto fluxo com ventilação não invasiva.

Até o momento, não há a confirmação de reinfecção pelo coronavírus.

No início do mês de dezembro, o médico Dr. Carlos Carretone, que acompanha o caso, explicou ao Olhar Direto que ainda não era possível confirmar que este possa ser um caso de reinfecção. “Existe a possibilidade de que seja um residual que ficou no pulmão desde quando ele contraiu o novo coronavírus em junho deste ano", afirmou.

Cronologia
 
No fim de junho, o secretário testou positivo para a Covid-19. Segundo o Dr. Carlos Carretone, rapidamente foi iniciado o tratamento precoce, tendo Gilberto reagido satisfatoriamente bem. Porém, no último sábado (28), teve um quadro de dor no corpo e apresentou uma inflamação no ouvido esquerdo (otite).
 
“Eu examinei e vi que estava começando uma pneumonia. Poderia inclusive ser a bactéria da otite indo para o pulmão, sendo assim, decidimos iniciar os antibióticos e observamos que a pneumonia tinha aumentado. A tomografia mostrou que 25% do pulmão havia sido comprometido e que o caso era compatível com processo viral. Inclusive, pensamos até na Covid-19, mas tem esta situação da otite”, explicou o médico.
 
Foi então que a equipe médica, em comum acordo com o secretário e a família, decidiu internar Gilberto na UTI do Femina, para monitorar sua situação. “Porém, como houve este novo teste, resolvemos encaminhar para São Paulo, onde existe um centro para identificar os microorganismos e desvendarmos o que estava ocorrendo”.

No mês de junho o secretário testou positivo para a Covid-19, mas não apresentou sintomas específicos da doença.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet