Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cidades

Risco de saúde

Sem água e energia, ocupantes do Residencial Colinas Douradas enfrentam vulnerabilidade durante pandemia

Foto: Rogerio Florentino/Olhar Direto

Sem água e energia, ocupantes do Residencial Colinas Douradas enfrentam vulnerabilidade durante pandemia
Além do sofrimento causado pela falta de moradia, os ocupantes do Residencial Colinas Douradas, em Várzea Grande (região metropolitana de Cuiabá), também correm grande risco por não possuírem recursos para se proteger da Covid-19. Além da falta de energia, cortada após ordem judicial, as mais de 1.200 famílias abrigadas no local não têm água encanada para lavar as mãos e higienizar seus pertences.


Leia mais:
Justiça manda cortar energia e moradores que ocupam residencial ficam sem poder refrigerar medicamentos

Com o corte de energia sofrido na última segunda-feira (14), as famílias que vivem no local se aglomeram em frente às casas por conta do calor. Enquanto a reportagem esteve no local, nenhuma delas utilizava máscara, item indispensável de proteção durante a pandemia. A falta de recursos para adquirir os equipamentos é um dos principais motivos.

“Com o calor, a gente não tem onde ficar nem o que fazer. Estamos sem energia, aí ficamos na frente de casa mesmo porque dentro não dá para aguentar o calor”, contou um dos ocupantes, que preferiu não ser identificado.



A falta de água também é um grande problema. Josiane Fernandes Mota, de 21 anos, vive há um mês no residencial com seu filho de 15 dias de vida, o marido e mais uma filha. Para conseguir água, eles buscam em galões e despejam em uma caixa d’água que fica em um dos cômodos da residência.

“Nós estamos aqui porque a gente precisa. Ninguém quer ficar nessa situação, ainda mais sem água e energia. É humilhante pra gente, ainda mais durante essa pandemia”, conta Josiane.



O residencial foi ocupado no mês de setembro deste ano. De acordo com os manifestantes, as casas que deveriam ter sido entregues há cinco anos, seguem com as obras paradas e sem previsão de entrega.

Na manhã desta segunda-feira (14), a Polícia Federal e a concessionária Energisa estiveram no Residencial Colinas Douradas para efetuar o corte da energia elétrica.

Por meio de nota, Energisa explicou que as ligações foram feitas de forma irregular e sem consentimento da empresa, trazendo riscos à população que mora na região, impactando negativamente no fornecimento de energia dos moradores próximos ao local e configurado como furto de energia elétrica.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet