Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Política MT

biênio 2021/2022

Aliado de Emanuel, Juca derrota Diego e se torna presidente da Câmara; veja como cada vereador votou

01 Jan 2021 - 18:04

Da Redação - Isabela Mercuri / Do Local - Airton Marques

Foto: Assessoria Câmara de Vereadores

Juca do Guaraná

Juca do Guaraná

Com 18 votos favoráveis, a Câmara de Cuiabá passa a ser presidida pelo vereador de 3º mandato Juca do Guaraná, do MDB, mesmo partido do prefeito reeleito Emanuel Pinheiro. A eleição foi realizada na tarde desta sexta-feira (1º), logo após cerimônia de posse dos 25 vereadores para a 20ª legislatura.


Leia também:
Juca aposta em 18 votos para se eleger presidente e prega relação harmoniosa com o Executivo

Antes da eleição, representantes das duas chapas tiveram três minutos para se pronunciar. Juca do Guaraná (MDB) tentou fazer com que as falas fossem canceladas, sob o argumento do adiantar da hora, mas, após algum tempo de discussão, Diego Guimarães, que presidia a Mesa, disse que indeferia o pedido. 

Juca, então, inicialmente abriu mão do tempo. Diego afirmou que quem falaria em nome de sua chapa seria Michelly Alencar, candidata a primeira vice-presidente pela chapa de Diego. Neste momento, Juca afirmou que quem falaria em seu nome seria Renivaldo Nascimento (PSDB), candidato a primeiro vice-presidente. Os dois, então, se pronunciaram. 

Renivaldo iniciou: "Vamos eleger cinco vereadores votados e habilitados a comporem a próxima mesa diretora dos próximos dois anos, nada mais é do que a condução administrativa dessa casa. Como eu disse, os vereadores foram eleitos para a nova legislatura, não tem novo e não tem velho".

Ele afirmou que a eleição da Mesa já estava praticamente definida, e que cada um tinha seu direito à escolha, e terminou:"[Espero não inicie] querendo criar situações já de antes da legislatura de conflitos. Temos aqui uma mesa que está praticamente definida, porque cada um aqui tem direito de escolha e a maioria já decidiu aqui. Quero pedir que seja escolhido com a maior lisura possível, sem pegadinhas". 

Em sua fala, Michelly leu uma 'Carta à População Cuiabana', e afirmou que, embora a eleição da Mesa estivesse praticamente definida, sua chapa havia se apresentado para deixar claro o seu lado. "Nesses últimos 45 dias após as eleições do segundo turno investimos no diálogo com vereadores eleitos e reeleitos de todos os partidos visando a construção de uma chapa para a mesa de Cuiabá com independência em relação ao poder executivo", afirmou. 

"O resultado eleitoral indica o descontentamento da população com as velhas práticas (...) embora tenhamos trajetórias, partidos, pautas totalmente diferentes, nós nos unimos para que nossas vozes pudessem ecoar. [...] O poder legislativo é independente e não aceitamos influência do executivo em quem preside essa casa". 

A disputa pela nova Mesa Diretora contou com apenas duas chapas, após dura articulação e desistência de nomes como Renivaldo Nascimento (PSDB) e Marcrean Santos (PP), a base do prefeito conseguiu seguir unificada e enfrentou o grupo de oposição, liderado pelo vereador reeleito Diego Guimarães (Cidadania), o mais votado nas eleições de 2020, com 4.179 votos.

A chapa de Diego Guimarães (Cidadania) contava com os nomes: Michelly Alencar  (DEM) como primeira vice-presidente, Rodrigo Arruda e Sá (Cidadania) sairá a segundo-vice, Sargento Vida (PROS) como primeiro secretário e Dilemário Alencar (Podemos) como segundo secretário. Esta foi a chapa dois. 

Além de Juca, a nova Mesa Diretora será composta por: Renivaldo, como primeiro-vice-presidente; e os vereadores novatos Dr. Luis Fernando (Republicanos), como segundo-vice; Paulo Henrique (PV), primeiro-secretário; e Cezinha Nascimento (PSL), como segundo-secretário.

Marcrean foi o último a desisitir pelo grupo da base de Emanuel. Sua candidatura só não vingou pois Juca conseguiu, até as vésperas da votação, o apoio de 17 colegas.

O fato de Juca ser do mesmo partido de Emanuel foi um dos pontos questionados pelos contrários a eleição do novo presidente. A petista Edna Sampaio, por exemplo, afirmou que o fato mostra a interferência do Poder Executivo em assuntos internos do Legislativo.

Lista dos vereadores que votaram em Juca do Guaraná: 

Adevair Cabral
Demilson
Didimo
Eduardo Magalhães
Lilo Pinheiro
Chico 2000
Jeferson Siqueira
Joelson
José Cezar Nascimento
Cássio Coelho
Juca do Guaraná
Luis Fernando Guimarães Amorim
Marcrean
Marcos Brito
Mário Nadaf
Paulo Henrique Figueiredo
Renivaldo
Wilson Kero Kero

Lista dos vereadores que votaram em Diego Guimarães: 

Diego Guimarães
Dilemário
Edna Sampaio
Sargento Vidal
Paccola
Michelly Alencar
Rodrigo Oliveira
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet