Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Educação

REMANEJAMENTO

Aulas no CEJA Cesário Neto só serão ofertadas durante a noite e alunos reclamam de reestruturação

Foto: Daniela Toviansky/Guia do Estudante/VEJA

Aulas no CEJA Cesário Neto só serão ofertadas durante a noite e alunos reclamam de reestruturação
Gerou críticas da comunidade escolar do Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) Antônio Cesário de Figueiredo Neto, no bairro Bandeirantes, em Cuiabá, a exclusão de aulas no período matutino. Com uma reestruturação da Secretária de Educação (Seduc), alunos de outras três instituições irão ser remanejados para o local durante o dia e os alunos adultos só poderão estudar no período noturno.


Leia mais:
Prefeito definirá retorno às aulas em Cuiabá na próxima terça-feira

O CEJA Antônio Cesário de Figueiredo Neto atendia cerca de 1000 alunos de diversos bairros de Cuiabá no período matutino e noturno. O futuro incerto desses estudantes que só podiam comparecer as aulas durante o dia causa preocupação. 

Isabel Cesário, que assumiu a direção do CEJA Cesário Neto há cerca de uma semana, disse que ao chegar na unidade, se deparou com um turbilhão de informações.

“A primeira é que a CEJA vai ser extinta no estado inteiro. Vão mudar isso para uma Edieb [Escola Estadual de Desenvolvimento Integral de Educação Básica]. Vai poder atender tanto EJA, quanto regular. Até aí é um projeto muito bonito que ampliaria nossa forma de atendimento. O problema é que teve uma reunião no ano passado, eles foram falar dessa transformação e o Cesário Neto nem aparecia na lista. Ele seria extinto. Teve algumas reuniões e com muita luta, conseguiram transformar o Cesário Neto para essa nova modalidade de Edieb. Só que foi autorizado somente o período noturno para atendimento aos alunos”, explicou.

Entretanto, o atendimento somente para o período noturno reduziria as oportunidades, já que muitos alunos que trabalham à noite, por exemplo, precisam assistir aula no período matutino. 

“O CEJA tem um público diferenciado. São pessoas que foram excluídas por algum motivo durante a vida da escolarização regular e se sentem à vontade de retornar conosco. Temos senhoras que foram mães cedo e não conseguiram estudar e agora conseguem deixar as crianças na escola e vem de manhã estudar com a gente. Tem o pessoal que trabalha a noite bar/restaurante do centro mesmo, e tem a possibilidade de fazer a modalidade do EJA durante o período matutino. Só a gente que atende na região esses alunos. Fora os alunos especiais. A escola em 2018/2019, contava com mais de 60 alunos com necessidades especiais. 2020 foi um ano atípico por conta da pandemia, os números caíram um pouco, mas não representam nossa realidade”, acrescentou.

A redução das aulas gerou comoção dos alunos que se manifestaram em defesa da escola.

“Solicito que seja garantida a possibilidade de terminar meus estudos da mesma forma que comecei, como a Seduc tinha divulgado, o calendário contínuo com carga horária/Etapa que garante para o aluno trabalhador a possibilidade de terminar o ano de estudo de forma mais rápida, já que o mercado de trabalho exige o Ensino Médio completo. Percebo que com estas modificações que a Seduc fez no calendário das aulas do EJA, meu direito está sendo negado”, pediu Júnior Sylveter.

Veja dois depoimentos de alunos:




 
Outro lado
 
Procurada pela reportagem, a Seduc informou que a mudanças realizadas na escola atendem a três Termos de Ajustamento de Conduta (TACs) feitos com o Ministério Público do Estado em relação às escolas Nilo Póvoas, Barão de Melgaço e Santos Dumont. Elas ainda vão permitir a construção simultânea de duas novas unidades.

A Escola Estadual Barão de Melgaço vai deixar o prédio do antigo Nilo Póvoas para que esta última unidade seja reformada. O local vai receber um Centro de Referência de Formação e Atendimento de Alunos Especiais. Os alunos da Barão De Melgaço, que estavam no Nilo Póvoas, passam a ocupar as salas do Cesário Neto no período diurno.

Outro TAC é referente ao Centro de Apoio e Suporte à Inclusão da Educação Especial (Casies), que hoje ocupa um prédio alugado e com estrutura precária. A transferência dos alunos para o Cesário Neto visa melhorar o atendimento, além de representar uma economia anual de R$ 149.341,44.

Em relação à Escola Estadual Santos Dumont, a Seduc informou que o prédio será demolido este ano para a construção da nova sede com 16 salas de aula e demais dependências e quadra poliesportiva coberta. Neste período de construção os alunos serão atendidos na EE Barão de Melgaço, que foi para o Cesário Neto.

Mesmo com todas as alterações, frisou que com as adequações que serão feitas na unidade, a escola terá 25 salas de aula e todas elas estarão disponíveis para os alunos do EJA no período noturno. O atendimento no antigo CEJA Antônio Cesário Neto é feito na forma de Carga Horária Etapa onde o aluno não tem o compromisso de ir os cinco dias da semana. Além disso, haverá espaço de sala de aula para eventuais atendimentos aos alunos do EJA no período matutino.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet