Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Política MT

rivalidade no mdb

“Emanuel tenta a todo custo dizer que é liderança”, diz Janaina ao defender saída de prefeito da vida pública

13 Jan 2021 - 14:51

Da Redação - Airton Marques / Do Local - Max Aguiar

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

“Emanuel tenta a todo custo dizer que é liderança”, diz Janaina ao defender saída de prefeito da vida pública
Em mais um capitulo da novela MDB, a deputada estadual Janaina Riva afirma que o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) tem tentado forçar uma imagem de liderança política que não tem no partido, nem em Mato Grosso. A emedebista avalia que a reeleição do gestor no segundo turno por apenas 6 mil votos de vantagem não significou um apoio popular dos cuiabanos, mas um posicionamento contrário ao adversário Abílio Júnior (Podemos).


Leia também:
‘Não se define quem está disposto a morrer e quem não está por enquete’, critica diretor do Sintep

“O Emanuel vem tentando a todo custo dizer que é uma liderança. As cidades do interior não entenderam como ele se tornou prefeito de Cuiabá. Só ele não entendeu como as pessoas não entenderam como ele voltou a ser prefeito. Uma diferença de 6 mil votos na qual acha mostrar que as pessoas superaram o caso paletó. Não entendeu que as pessoas votaram nele mesmo com o paletó, pois queriam votar contra o Abílio. A leitura dele sobre a eleição como prefeito é totalmente equivocada. Não foi uma vitória que as pessoas olham e dizem que nasceu uma liderança. Essa sombra ele vai acompanhar o resto da vida. Se eu fosse ele, teria abandonado a vida pública”, disse, em conversa com a imprensa, antes de se reunir com o governador Mauro Mendes, no Palácio Paiaguás, nesta quarta-feira (13).

Sobre o estranhamento com Emanuel, a deputada afirma que chegou a procurá-lo após a sua reeleição, mas que ele se recusou a dialogar. Afirma que o diretório municipal da sigla, antes presidida pelo advogado Francisco Faiad, aliado do prefeito, segue sem comando e que a executiva estadual irá realizar uma votação para a escolha do novo presidente. Ela, que chegou a ser escolhida pelo presidente regional, deputado Carlos Bezerra, para o cargo, ressalta, no entanto, que a reunião não tem data para ser realizada.

Janaina diz que não há espaço para imposições de Emanuel quanto a quem deve ser o novo presidente municipal da legenda e lembra lideranças políticas que também se revoltaram com o MDB, mas acabaram deixando a sigla.

“Essa conversa do Emanuel está sendo muito mal recebida na executiva, ninguém aceita imposição. O MDB nunca funcionou assim. No histórico do partido, quando Dante (de Oliveira) passou pela sigla, Zé Carlos do Pátio (...) o partido já teve diversas desavenças com lideranças muito consolidadas e a sigla permaneceu ilesa e quem acabou saindo foi as lideranças. Claro que a gente respeita Emanuel, pois é o prefeito da Capital. É natural que o diretório fique com o prefeito, aqui é uma situação atípica, em que temos um prefeito em tese emedebista, mas seu grupo político não é do MDB, é do PTB, PV (...) O MDB não se sente o partido do Emanuel”, declarou, a apontar que o prefeito está mais focado na reeleição do filho, o deputado Emanuelzinho, que é do PTB.

Vaquinha de presépio

A deputada ainda rebateu a declaração de Emanuel sobre a autorização dada pela Assembleia Legislativa para que o governador Mauro Mendes (DEM) concretize a troca do VLT pelo BRT. Com o apoio dos quatro deputados emedebistas (Janaina, Dr. João, Thiago Silva e Romoaldo Júnior), o prefeito os chamou de “vaquinha de presépio” do democrata. Ela garante que não leva em consideração tal opinião e lembra que o prefeito, enquanto deputado estadual, era da base do ex-governador Silval Barbosa e foi filmado colocando maços de dinheiro no paletó.

“Os tempos são outros, hoje não tem mais negociata. A defesa do VLT, infelizmente, é defender a corrupção. Meu pai (ex-presidente da Assembleia, José Riva) foi um dos que delatou os esquemas do VLT e eu não me sinto confortável pra apoiar um modal nas condições que o VLT está hoje. Se ele quer dar opinião sobre uma decisão da Assembleia está errado, ele tem que ser deputado estadual”, completou.

Por fim, Janaina afirma que o posicionamento de Emanuel é uma tentativa de enfraquecer o MDB e a relação da legenda com o governador.

“Tenho sentido muita raiva, mágoa e angústia nas falas do Emanuel. Por isso tenho falado que o melhor caminho para ele é buscar uma nova sigla partidária. Tem falado que é sondado, acho que ele pode escolher um grande partido, afinal é um prefeito de Cuiabá. Mas essa liderança que ele quer impor dentro do MDB ele não consegue. Você não se diz uma liderança, você se consolida quanto uma liderança”, pontuou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet