Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

Combate à Covid-19

Primeiro lote de vacinas não cobre nem 5% dos profissionais de saúde e idosos em Várzea Grande

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Primeiro lote de vacinas não cobre nem 5% dos profissionais de saúde e idosos em Várzea Grande
Apesar de o Ministério da Saúde ter anunciado em reunião com prefeitos na última quinta-feira (14) que, caso a Anvisa libere o uso emergencial, a vacinação contra o novo coronavírus (Covid-19) deve começar na próxima quarta-feira (20), as notícias ainda são desanimadoras. Isso porque a quantidade de doses disponíveis atualmente é pífia diante da população brasileira, e não deve ser suficiente nem para os grupos prioritários. Em Várzea Grande, por exemplo, espera-se receber, neste primeiro lote, 2.700 doses. Somente profissionais da saúde e idosos da cidade somam 30 mil pessoas – ainda é necessário lembrar que são necessárias duas doses por pessoa, logo, o montante corresponde a apenas 4,5% do grupo prioritário (será possível vacinar 1350 pessoas num universo de 30 mil proritários).


Leia também:
Edna diz que anúncio de vacina é “encenação” e exige detalhes sobre plano de imunização

A informação sobre o número de doses que deve chegar foi confirmada pela assessoria de imprensa do município. Diante do esperado, já se sabe que a carga pequena vai gerar dificuldade para tomada de decisão sobre quem será vacinado, e sobre a definição de prioridades. Com isso, o plano de imunização do município ainda está sob análise, para que cumpra as exigências e classificação de vacina por prioridades.

O número de vacinas que serão distribuídas na próxima semana, caso seja autorizado o uso pela Anvisa, é de oito milhões para todo o Brasil (onde a população é, atualmente, de 210 milhões de pessoas). Destas doses, seis milhões são da Coravac e dois milhões da Oxford/Astrazeneca. Vale lembrar que o ministro Eduardo Pazuello afirmou que as vacinas serão distribuídas proporcionalmente para a população. Mato Grosso tem 3,5 milhões de habitantes, e Várzea Grande, 287 mil.

Até o momento, nenhuma cidade do estado divulgou um plano de imunização detalhando quantas doses devem ser recebidas, quem será vacinado primeiro e onde serão realizadas as imunizações. O Estado de Mato Grosso garante que possui todas as seringas e agulhas necessárias, no entanto, também não apresentou planejamento de distribuição aos municípios. Na última semana, o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, afirmou que será necessário escolher “as prioridades dentro dos grupos prioritários”, pois não haverá vacina para todos, ao menos neste primeiro momento.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet