Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Educação

prova na pandemia

Quase metade dos alunos de escolas estaduais de MT não se inscreveram para o Enem

Foto: Reprodução

Quase metade dos alunos de escolas estaduais de MT não se inscreveram para o Enem
O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deve acontecer no próximo domingo (17), já que os pedidos de adiamento da prova foram, até agora, todos negados. Diante da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e da realidade de quase um ano sem aulas presenciais, no entanto, somente 45% dos estudantes de escolas estaduais de Mato Grosso fizeram inscrição para o exame.


Leia também:
Estado suspende volta às aulas presenciais diante de aumento dos casos de Covid-19

Apesar do baixo índice, o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, afirmou que a decisão do Ministério da Educação (Mec) deve ser soberana, mas que todos os protocolos de biossegurança devem ser respeitados.

“Isso é uma decisão do MEC, tem o INEP, onde decidiu aplicar, e minha opinião em relação a isso é que nós temos que respeitar todos os protocolos de segurança. Se tiver respeitando todos os protocolos de segurança, sim, tem condições de aplicar. Agora, tem que ver como foi essa dinâmica que foi trabalhada, isso foi uma responsabilidade que tem que ser trabalhado no Governo Federal. Eu acredito sim que está adotando todos os protocolos de biossegurança, e a gente espera que seja uma prova que seja realizada com sucesso”, afirmou o gestor.

No ano passado, a Secretaria de Educação chegou a realizar “aulões” preparatórios para o Enem para alunos do terceiro ano do Ensino Médio. Os encontros foram presenciais em cidades como Cuiabá, Sinop e Tangará da Serra. Mato Grosso, segundo Alan, tinha 33 mil alunos matriculados no terceiro ano do Ensino Médio em 2020, no entanto, apenas 45% destes fizeram as inscrições para o Enem.

Sem data para retorno

O início das aulas por meio de sistema híbrido na rede estadual de ensino foi cancelado devido ao aumento do número de casos e mortes causadas pelo novo coronavírus (Covid-19), e também da alta ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em todo o Mato Grosso. O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira (15). Com isso, o retorno às aulas está mantido, mas somente de forma virtual, para o dia 8 de fevereiro. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet