Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Política MT

expectativa

Lúdio comemora chegada da vacina mas alerta que doses não são suficientes para profissionais da saúde

18 Jan 2021 - 14:00

Da Redação - Isabela Mercuri / Do local - Max Aguiar

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Lúdio comemora chegada da vacina mas alerta que doses não são suficientes para profissionais da saúde
O deputado estadual Lúdio Cabral (PT) comemorou a chegada da vacina contra o novo coronavírus (Covid-19), o que, segundo ele, com o tempo vai indicar no horizonte o fim definitivo da pandemia. No entanto, o parlamentar, que também é médico sanitarista, alertou que a quantidade de doses do primeiro lote não são suficientes para vacinar todos os profissionais da saúde de Mato Grosso.


Leia também:
Chegada de lotes é antecipada e primeiro mato-grossense será vacinado ainda hoje

“65 mil doses significa que teremos condições de vacinar 32,5 mil pessoas com elas. Se a gente analisar os grupos prioritários, o primeiro grupo, de trabalhadores da saúde, são 77 mil trabalhadores no estão. Então esse número não será suficiente para vacinar ainda todos os trabalhadores da saúde. Na minha opinião, essa vacina tem que ser destinada àquela parcela dos trabalhadores da saúde que estão na linha de frente de enfrentamento direto da Covid-19 e à medida que novos lotes forem sendo destinados a MT nós irmos ampliando os grupos populacionais a serem vacinados. Só os grupos prioritários são mais de 800 mil pessoas em Mato Grosso, o que exigira 1 milhão e 600 mil doses de vacina. A gente ainda vai levar um tempo até alcançar uma cobertura vacinal adequada”, afirmou o deputado nesta segunda-feira (18).

As primeiras 65 mil doses da Coronavac devem chegar a MT na tarde desta segunda-feira (18). O uso emergencial da vacina foi aprovado no último domingo (17) pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Lúdio fez questão de reforçar, também, que a vacina é segura. “Uma vacina, para ser aprovada por uma instituição como a Anvisa, precisa passar por uma série de fases de estudos científicos, com rigor, que são objetos de monitoramento de toda a comunidade cientifica e das agentes responsáveis por fiscalização, então a vacina é segura”, afirmou.

“Para trabalhar com números e olhando para Mato Grosso: MT teve nos últimos sete dias9.647 pessoas infectadas com a covid-19. Se toda nossa população estivesse vacinada já, num cenário hipotético, metade dessas infecções não existiriam, ou seja, 4800 pessoas sequer seriam infectadas porque a vacina permitiria ao sistema imunológico da pessoa evitar que o vírus adentrasse as nossas células. Da outra metade da população, dos outros 4800 casos, de pessoas que se infectassem, nenhuma delas desenvolveria forma moderada ou grave, nenhuma delas precisaria de internação. Os sintomas ou não existiriam, ou seriam sintomas muito leves. O mundo já vacinou 30 milhões de pessoas, e não houve nenhum tipo de reação adversa grave documentada. Portanto, as vacinas são absolutamente seguras”, completou o deputado.

O primeiro mato-grossense deve ser vacinado ainda nesta segunda-feira (18), após a chegada das primeiras doses. No entanto, ainda não há previsão de quando outros lotes virão para o Estado. “Nós todos temos que ter paciência. Nós que somos adultos, jovens, por exemplo, eu, embora seja trabalhador da saúde, não estou na linha de frente, nós estamos no final da fila. Seremos os últimos a receber a vacina, muito provavelmente só no final do ano teremos acesso à vacinação. O importante é isso, gradativamente aqueles grupos mais expostos, aqueles grupos prioritários serem vacinados, porque à medida, por exemplo, que todos os trabalhadores da linha de frente estiverem vacinados, eles não desenvolverão forma moderada e grave da doença mais, então isso dá segurança ao sistema de saúde. À medida em que os idosos, acima de 75 anos, forem vacinados, os quadros mais graves deixarão de existir. Depois você amplia isso para 60 anos, amplia para quem tem comorbidade, você ao longo do tempo vai produzindo um achatamento da curva tendo no horizonte o fim definitivo da pandemia”, finalizou Lúdio.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet