Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Devastação climática

Avalone diz que punições dos responsáveis por seca virão em breve, mas prioridade é ‘colocar água na baía’

23 Jan 2021 - 16:02

Da Redação - Isabela Mercuri / Do local - Max Aguiar

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Avalone diz que punições dos responsáveis por seca virão em breve, mas prioridade é ‘colocar água na baía’
O presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Carlos Avalone, afirmou que a seca da baía de chacororé com certeza foi causada por ação humana. No entanto, a punição dos responsáveis deve acontecer em breve, após avaliação do Governo do Estado. Para o parlamentar, a prioridade é “colocar água na baía”.


Leia também:
Comissão de deputados da AL quer saber se seca no Pantanal é causada por erros da Usina de Manso

“Todas as punições serão feitas através da Secretaria de Meio Ambiente e o Governo do Estado, que tem os órgãos necessários para que faça isso. Nesse momento o mais importante é retomar a baía. O que vai ser notificado, se é a Prefeitura, se é proprietário, se é Governo, tudo isso vai ser feito no seu tempo. Nesse momento nós precisamos colocar água na baía. E a Comissão de Meio Ambiente quer estar rapidamente na frente desse processo até porque quem fez essa denúncia foi o professor Rubem Mauro, que nos assessora”, afirmou.

A respeito da desconfiança de que o problema na baía seja causado por erros na Usina de Manso, no entanto, o parlamentar afirma desconhecer. Segundo ele, inclusive, os deputados que irão visitar a usina nesta semana não fazem parte da Comissão de Meio Ambiente. “A visita em Manso é de alguns deputados, não está sendo feita pela comissão. Eu vou primeiro pegar essas informações com o senador Wellington, com a ONS e tal, porque aqui a gente tem os caminhos corretos para que a gente conduza as informações, que são as comissões”, afirmou.

Na última semana, o deputado estadual Allan Kardec chegou a afirmar que se fosse comprovado que o impacto ambiental foi causado pela falta de abertura das comportas de Manso, a empresa responsável seria acionada. Avalone, nesta segunda-feira (18), retrucou dizendo que sempre que há um problema no Pantanal, querem culpar o Manso.

“Manso está mais baixo do que o Rio Cuiabá. Segundo eles, nunca esteve tão baixo em todos esses períodos. A Usina de Manso foi feita para a utilização múltipla, não é só gerar energia, é gerar energia e manter o rio Cuiabá com água, e não deixar ter as grandes enchentes, mas também não deixar ter secas muito fortes. A seca seria pior se não tivesse Manso. Manso ainda está liberando água. Mas isso parece que alguns deputados querem ir para pegar mais informações, a assessoria do Wellington está me mandando fotos de como está Manso e informações pela ONS que é quem controla isso, a geração de energia, para ver como vai funcionar”, afirmou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet