Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Cidades

só por agendamento

“Não adianta ir à unidade de saúde atrás de vacina”, diz secretária; local foi escolhido por segurança

19 Jan 2021 - 14:15

Da Redação - Isabela Mercuri / Do local - Airton Marques

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

“Não adianta ir à unidade de saúde atrás de vacina”, diz secretária; local foi escolhido por segurança
As primeiras doses da vacina contra o novo coronavírus (Covid-19) serão aplicadas em Cuiabá mediante agendamento, somente para profissionais da saúde, idosos institucionalizados e deficientes físicos, em um centro de vacinação instalado no Centro de Eventos do Pantanal. Segundo a secretária de saúde Ozenira Félix a medida foi tomada por segurança, e não adianta ir às unidades de saúde, pois elas não irão fornecer o imunizante por hora.


Leia também:
Prefeito chama festas de "bombas-relógio" e pede colaboração da população: "milagre eu não posso fazer"

“A questão dos agendamentos, a questão dos horários é justamente para não haver problemas, porque inicialmente nós temos os grupos que vão ser vacinados e tem pessoas que não estão entendendo isso. Tanto que soltaram uma lista a respeito dos nossos postos de vacinação do estado e já tem pessoas procurando e já brigando com os nossos atendentes. Nós nem soltamos o plano ainda”, afirmou a secretária.

As doses da vacina CoronaVac chegaram a Mato Grosso na última segunda-feira (18) à noite, e nove pessoas já receberam a primeira dose, em um evento simbólico no Hospital Metropolitano, em Várzea Grande. Em Cuiabá, no entanto, a campanha de vacinação deve começar na quarta-feira (20), às 9h da manhã.

“A ideia nossa de colocar - que foi sugerida pelo prefeito e nós abraçamos -  essa unidade única inicialmente foi justamente por causa do risco. Nós estamos num momento, que como já ocorreu com a influenza no ano passado, de unidades nossas serem invadidas e roubadas as doses. Já imaginou com uma dose dessas quanto a pessoa vai poder ganhar vendendo? Então nesse momento nós estamos centralizando por segurança dos nossos profissionais e por segurança da população. Nós precisamos que a comunidade entenda que não adianta ir na unidade, brigar”, declarou a secretária Ozenira.

Segundo a secretária, muitas pessoas da Sociedade Civil Organizada ofereceram ajuda à Prefeitura. “Nós queremos a sociedade junto conosco, trabalhando nesse processo todo. Porque esse é o formato que o prefeito nos passou de trabalho. Que é um formato conjunto, um trabalho em comum com a comunidade. Então nós pedimos o que? Na dúvida, Secretaria está pronta para responder. As nossas unidades não vão receber vacina nesse momento, vai ser centralizado porque nós precisamos, não podemos colocar em risco, e nós precisamos de segurança. Então inicialmente começa assim, não adianta ir nas nossas unidades. Tudo vai ser feito de forma que possamos chegar ao total da vacinação”, reiterou.

O agendamento para a vacinação deverá ser feito por meio de um link que ficará disponível no site da Prefeitura de Cuiabá em breve. Além disso, é preciso atualizar a carteirinha do SUS pelo aplicativo Conecte Sus ou presencialmente nas unidades de saúde.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet