Olhar Direto

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Mas já?

Após denúncias, prefeitura determina auditoria em lista de vacinados e punirá quem furou fila de imunização

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Após denúncias, prefeitura determina auditoria em lista de vacinados e punirá quem furou fila de imunização
A Prefeitura de Cuiabá informou, nesta quinta-feira (21), que determinou uma auditoria na lista de todas as pessoas que foram vacinadas contra a Covid-19, para apurar as denúncias de que algumas pessoas teriam furado a fila de prioridades determinada pela Ministério da Saúde. Caso seja encontrada alguma irregularidade, os responsáveis receberão sanções administrativas. Vale lembrar que a imunização começou a pouco mais de 24 horas na Capital.


Leia mais:
Depois de receber denúncias, Edna Sampaio requer lista de vacinados e questiona possível “fura-filas”

Em nota, a prefeitura explicou que sobre a denúncia de pessoas que supostamente teriam “furado fila”, a secretária municipal de Saúde, Ozenira Félix, determinou à coordenação da campanha de vacinação que faça uma auditoria na lista de todas as pessoas que foram vacinadas.
 
Pontuou ainda que, caso seja identificado que pessoas foram vacinadas indevidamente, estas sofrerão sanções administrativas.
 
Denúncia
 
A vereadora por Cuiabá, Edna Sampaio (PT), depois de ter recebido denúncia de que profissionais da saúde e de limpeza que atuam em UTIs de hospitais que atendem pacientes Covid-19 não foram vacinados, vai requerer à Secretaria Municipal de Saúde, em caráter de urgência, informações nominais sobre os trabalhadores dos setores que já foram vacinados contra a doença e os que agendaram vacinação, na Capital.
 
No documento, a parlamentar ressalta que na denúncia deixa claro que existe um possível direcionamento de doses para funcionários administrativos.
 
Na terça-feira (19), Cuiabá recebeu pouco mais de 8 mil doses de vacina Coronavac e espera receber igual número em até duas semanas, totalizando 16 mil doses, o suficiente para vacinar apenas 8 mil pessoas.
 
No documento, ela cita funcionários do setor administrativo de unidades de saúde que “estariam sendo priorizados em detrimento da equipe de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes de limpeza das unidades com altíssimo risco de contaminação”, critica o “fura-fila” e pede transparência.
 
A vereadora tem cobrado do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) e do governador Mauro Mendes (DEM) a compra direta das vacinas junto aos laboratórios.
 
Dados
 
Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, em Cuiabá o grupo prioritário para vacinação totaliza 125 mil pessoas, entre elas 21,4 mil profissionais de saúde; 8,4 mil idosos acima de 80 anos; 7,8 mil idosos entre 75 e 79 anos; 13 mil entre 70 e 74 anos; 19 mil entre 65 e 69 anos e 27 mil entre 60 e 64 anos.
 
Também fazem parte do grupo prioritário indígenas aldeados, comunidades tradicionais, pacientes com comorbidades e transplantados, trabalhadores da educação, pessoas com deficiência, trabalhadores de unidades prisionais e pessoas privadas de liberdade e trabalhadores do transporte coletivo.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet