Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Política BR

PARCEIRO COMERCIAL

Chefe da Casa Civil garante “relação transparente” com China, apesar de falhas diplomáticas

25 Jan 2021 - 17:38

Da Redação - Airton Marques / Do Local - Max Aguiar

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Chefe da Casa Civil garante “relação transparente” com China, apesar de falhas diplomáticas
Apesar das falhas diplomáticas do Brasil com a China, Mato Grosso não tem problemas na relação com o principal parceiro comercial do país. Pelo menos é o que garante o chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho.


Leia também:
TCE retoma trabalhos e aposentadoria de Teis deve ser avaliada por presidente

O estremecimento com o gigante asiático foi provocado pelo presidente Jair Bolsonaro e por pessoas do entorno dele, como o filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), e o próprio ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo. A relação conflituosa com a China traz, agora, dificuldades para o Brasil importar matéria-prima para a produção de vacinas contra a Covid-19. O presidente, no entanto, garante que nunca houve tal estremecimento.

“Por enquanto não estamos sentindo nada disso; muito pelo contrário, temos sentido que a relação com a China está sendo transparente, sem problema algum”, declarou Carvalho.

Na semana passada, o governador Mauro Mendes (DEM) pediu auxílio do Instituto Sociocultural Brasil China (Ibrachina) para que Mato Grosso consiga adquirir 1 milhão de doses de vacinas produzidas por indústrias chinesas.

Mauro tem tentado adquirir as doses das vacinas diretamente das indústrias farmacêuticas Sinovac (que produz a Coronavac junto ao Butantan) e Sinopharm (cuja vacina está sendo usada na China). O governador também tentou obter imunizantes da Pfizer, mas a farmacêutica respondeu que só negocia as vacinas diretamente com governos federais.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet