Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Educação

SEGUNDO DIA

Mato Grosso é o quarto estado com maior taxa de abstenção no Enem

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Mato Grosso é o quarto estado com maior taxa de abstenção no Enem
Dos 98.924 inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Mato Grosso, apenas 39.466 compareceram para fazer as provas neste domingo (24). Ao todo, foram 59.458 ausentes, ou seja, houve 60,1% de abstenção. A média estadual ainda é maior que a nacional.


Leia mais:
Enem tem ‘maior índice de abstenção da história’ e MT fica acima da média nacional

Mato Grosso é o estado com a quarta maior abstenção no exame. Atrás estão Roraima (63,5%), Rondônia (63,1%) e Mato Grosso do Sul (61%). 

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), neste segundo dia de provas, foram aplicadas questões nas áreas de ciências da natureza e suas tecnologias, além de matemática e suas tecnologias.

No Brasil, 2.470.396 participantes realizaram a segunda prova. O número representa 44,7% dos 5.523.029 inscritos no Enem impresso, considerando todos os locais onde houve prova. Os dados são preliminares, tendo em vista que os números definitivos dependem da apuração do consórcio aplicador e serão informados na divulgação dos resultados. 

Durante entrevista coletiva no Inep, após o encerramento das provas, o presidente da autarquia, Alexandre Lopes, destacou a relevância do Enem para o sistema educacional e chamou a atenção para a importância da realização do exame, apesar do contexto de crise sanitária ocasionada pelo coronavírus.

“O Inep continua trabalhando para garantir que o cidadão brasileiro tenha acesso aos exames e avaliações. Você assegurar, no meio da pandemia, que mais de 5 milhões pudessem fazer a prova e que mais de 2 milhões fizessem é uma vitória para o Brasil, no sentido de conseguir entregar essa oportunidade aos jovens. O Enem é uma política social. Garantir que o jovem entre na universidade e tenha acesso à faculdade no primeiro semestre significa que, lá na frente, vamos ter profissionais que vão dar esse retorno à sociedade”, afirmou o presidente.

Alexandre Lopes pontuou, ainda, que “a aplicação deste domingo ocorreu com bastante normalidade”. “Não tivemos nenhum local de prova interditado pela vigilância sanitária ou Ministério Público. Não tivemos nenhum estudante que não conseguiu fazer a prova por lotação nas salas”, explicou.

O coordenador-geral de Polícia Fazendária da Polícia Federal (PF), Cléo Matusiak Mazzotti, ressaltou, também, que o exame foi aplicado dentro dos parâmetros e das estratégias de segurança previstos. “A Polícia Federal trabalhou, o tempo todo, com o objetivo de garantir a lisura do certame. Tivemos, em todas as nossas superintendências regionais, nas 27 unidades da Federação, policiais federais designados para acompanhar as provas. Também tivemos parcerias com as outras forças de segurança pública municipais e estaduais. Entendemos que, quanto às questões de segurança e lisura, o certame transcorreu da melhor forma possível”, disse o delegado. 

Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados na próxima quarta-feira (27), como previsto no edital. Foram eliminados 1.274 participantes por descumprirem regras gerais do edital. São consideradas infrações portar equipamento eletrônico, ausentar-se antes do horário permitido, utilizar materiais impressos, não atender às orientações dos fiscais, entre outras determinações. A aplicação ocorreu sem incidentes consideráveis, com somente 14 ocorrências registradas. 
 
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet