Olhar Direto

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Política MT

APONTANDO O DEDO

Emanuel chama deputados do MDB de "mauristas" e pede reconstrução do partido: "está esfacelado"

Foto: Rogério Florentino Pereira/ OD

Emanuel chama deputados do MDB de
O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), voltou a tecer duras críticas políticas aos deputados estaduais do partido, que, na visão dele, são filiados, mas não cumprem à risca a história de luta do partido, que em Mato Grosso foi construída por Carlos Bezerra.


Leia mais:
Janaina defende pagamento de RGA do TJ e diz que defasagem salarial de servidores ultrapassa 20%

Segundo o chefe do Executivo da capital, os deputados Janaina Riva, Thiago Silva e Dr João José apenas fazem parte das fileiras do MDB, mas pertencem a classe "maurista", que apenas obedecem e apoiam os assuntos de interesse do governador Mauro Mendes (DEM). Para Emanuel, apenas o deputado Romoaldo Júnior, que é suplente e atualmente ocupa cadeira, merece ser chamado de ‘correligionário’.

Em entrevista ao Olhar Direto, o prefeito deixou claro que a queixa contra os colegas de legenda não é pessoal, muito menos ao deputado João José, que é seu amigo particular e por quem ele tem um apreço enorme, mas está indo contra o real entendimento da sigla. 

​"Eu não estou preocupado com brigas pequenas e pessoais. Estou preocupado com o resgate do MDB. Precisamos do MDB do sentimento popular. Hoje o MDB não tem deputados na Assembleia, quem tem é o Mauro Mendes. Eu admiro Dr João, mas como representante do partido, esquece, inexiste. O MDB precisa voltar às ruas. Infelizmente o [Carlos] Bezerra viu o partido ser esfacelado. MDB não tem deputado estadual, quem tem é Mauro Mendes. Eles são "mauristas". Quero deixar claro que a crítica não é pessoal. Tenho uma admiração por Dr João, por exemplo. Mas hoje esfacelaram e estão entregando o partido para uma gestão acéfala e sem identidade. Se a bandeira é apoiar, Mauro Mendes então faça carta compromisso, mas não estrague o que já foi construído pelo MDB", comentou o prefeito.
 
Partido manchado

Emanuel Pinheiro está em Brasília, buscando recursos financeiros para Cuiabá. Porém, foi questionado sobre a postura do partido que atualmente é o maior em questão de lideranças eleitas por município.
 
Na visão do prefeito da capital, apenas Romoaldo, que é suplente de deputado, tem uma postura municipalista e não faz o papel de apenas atender ao que pede o governador. Para tentar intermediar e mudar essa visão do MDB, Pinheiro pretende fazer uma reunião com os prefeitos do partido, para que a sigla não continue e cresça manchada. 

"Quero deixar claro que não estou pedindo para o MDB expulsar ninguém, mas estou dando minha opinião. Não dá para ser deputado apenas do poder pelo poder, distante das bases e ruas. Quero resgatar o MDB que o Bezerra construiu. O Bezerra sempre foi ligado às ruas. E hoje estamos perdendo a identidade. Temos 24 prefeitos, dois deputados federais, vice-prefeitos, vereadores, militantes e filiados que sempre erguem e carregam nossas bandeiras. O que não temos hoje é deputado estadual. Quem tem é Mauro Mendes. Romoaldo é um deputado suplente que é da bandeira nossa. Esteve conosco na campanha e é municipalista. Mas os outros não. Aí ficam com raiva de mim, falando que sou isso ou aquilo. A realidade é essa.  Quando você está em um partido, você defende a bandeira. Se querem apoiar o Mendes então se comprometa com o povo e não seja uma pessoa que aceita tudo", ponderou.

O prefeito também criticou a maneira como a bancada do partido se comporta diante dos vetos do governador e principalmente por não levantar nenhum manifesto quando o assunto é taxar os aposentados e pensionistas do estado em 14%. 

"Não existe isso. É uma facada nas costas de quem dedicou a vida inteira trabalhando por Mato Grosso, não tem sentido fazer isso sem discussão. O estado não respeita o servidor público. Isso está indo contra a história de luta do MDB, está indo contra ao programa do povo, que é o partido das ruas e pelas causas do povo. Não existe o que a bancada do MDB está fazendo na AL. Na AL, o partido está manchando. É o sentimento que tenho", completa o prefeito. 

Por último, Emanuel volta a dizer que essa é a opinião política e partidária dele e não tem nada de pessoal sobre o posicionamento, porém o necessário a se fazer é resgatar o MDB com todos os membros que ainda acreditam e seguem a história do partido. 

"O partido não é esse que a gente vê hoje. Hoje na Assembleia o MDB apoia o governo por apoiar. Não há nenhuma crítica a nada. E quero deixar claro que não tem nada de pessoal nisso que estou dizendo. É posição política partidária. Não sou contra ninguém, mas sou a favor de Cuiabá e do resgate do MDB de Bezerra".

Na sequência ele pede explicações do apoio total às pautas do governador. "Qual a vantagem de apoiar Mauro Mendes. Por que apoiar Mauro Mendes? O que está nos parecendo é uma total falta de sintonia dos parlamentares com a sociedade. Se eu estiver enganado, que mostre o que a sociedade está ganhando com isso. O que eu quero é um grande e amplo debate interno. O MDB vai ter que se discutir, mostrar as vísceras e mostrar o posicionamento de cada um. No meu ponto de vista, tem vereadores, militantes e filiados que continuam na luta. Tentando manter o MDB popular. Por outro lado vejo deputados ‘mauristas’ filiados ao MDB", concluiu o prefeito. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet