Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Política MT

ano de pandemia

Secretário diz que abstenção de MT no Enem foi 'dado ruim', mas Estado fez sua parte

31 Jan 2021 - 15:19

Da Redação - Isabela Mercuri / Do local - Max Aguiar

Foto: Olhar Direto

Secretário diz que abstenção de MT no Enem foi 'dado ruim', mas Estado fez sua parte
Com mais de 60% dos alunos inscritos faltantes, Mato Grosso foi o quarto estado com maior nível de abstenção no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ficando atrás apenas de Roraima (63,5%), Rondônia (63,1%) e Mato Grosso do Sul (61%), no segundo dia de provas. Para o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, foi um “dado ruim”, mas o Estado fez sua parte. No primeiro dia de provas o índice ficou em 57,1% em Mato Grosso, também maior que a média nacional, que chegou a 51,5%.


Leia também:
Mato Grosso é o quarto estado com maior taxa de abstenção no Enem

“Foi um dado ruim, abstenção de 60% é muito alto, então isso demonstra que a sociedade ainda está preocupada, e tem que ficar preocupado mesmo, é um momento que aumentou muito os casos de Covid no nosso estado”, justificou Alan. “Mas o Estado fez a parte dele com o pré-Enem digital Gold, que foi um aulão que aconteceu em Cuiabá, Várzea Grande, Sinop, Tangará da Serra, para a gente dar um suporte para o aluno que foi prejudicado no ano de 2020 e não teve as suas aulas”, justificou.

Para Alan, o ‘Pré-Enem Digital Gold’ foi um sucesso. “Os alunos participaram desses aulões, que aconteceram de forma presencial, [e] aconteceu [também] na plataforma do Youtube, Facebook, TV Assembleia... a parceria com a TV Assembleia foi importantíssima, então o Estado, com o sucesso desse programa, a gente vai dar continuidade no ano de 2021”, completou o secretário.

Segundo dados preliminares do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), no primeiro dia de provas houve 98.924 inscritos, e apenas 42.426 presentes. Já no segundo dia, dos 98.924 inscritos, apenas 39.466 compareceram para fazer as provas. No Brasil, 2.470.396 participantes realizaram a segunda prova. O número representa 44,7% dos 5.523.029 inscritos no Enem impresso, considerando todos os locais onde houve prova.

Os dados são preliminares, tendo em vista que os números definitivos dependem da apuração do consórcio aplicador e serão informados na divulgação dos resultados. Apesar disso, ele já indica o maior percentual de abstenção da história do exame. Antes deste ano, o maior índice havia sido registrado em 2009, com 37,7%. Em 2019, o índice do primeiro dia ficou próximo a 23%.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet