Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Cidades

AGORA SOMA 30 LEITOS

Com aumento de casos, Santa Casa abre mais 10 leitos de UTI para tratamento da Covid-19

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Com aumento de casos, Santa Casa abre mais 10 leitos de UTI para tratamento da Covid-19
Diante do novo aumento de casos da Covid-19 em Mato Grosso, durante reunião do Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (COE-MT), o secretário estadual de saúde, Gilberto Figueiredo, anunciou que o Hospital Estadual Santa Casa disponibilizará 10 novos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) a partir desta segunda-feira (08).


Leia mais:
Com crescimento expressivo de casos, Mauro e outros oito governadores pedem reabertura de leitos SUS

Atualmente, a unidade hospitalar conta com 20 leitos, com a ampliação, passará a contar com o total de 30 leitos de UTI e 65 leitos de enfermaria para o atendimento de pacientes com coronavírus.

Segundo o secretário de Estado, o Governo de Mato Grosso também está enviando esforços para ampliar a rede assistencial, com o objetivo de garantir o atendimento hospitalar à população mato-grossense.

“Amanhã estaremos em Primavera do Leste para inaugurar mais 10 leitos de Terapia Intensiva e estamos trabalhando para abrir, ainda nesta semana, outros 10 leitos de UTI Covid-19 no Hospital Metropolitano. Isso vai compor 30 novos leitos só nesta semana. Também já assinei o contrato para a disponibilização de outros 20 leitos de UTI no Hospital Estadual Santa Casa”, anunciou o secretário.

Gilberto também ressaltou que a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) examina a possibilidade de ampliação de leitos nos municípios de Cáceres, Rondonópolis, Sinop, Lucas do Rio Verde e Nova Mutum.

“Essas ampliações são necessárias para que possamos ficar numa situação menos desconfortável e ter leitos de UTI suficientes para caso haja o agravamento da pandemia”, acrescentou.

Reabertura de leitos na Amazônia Legal
No último domingo (07), o governador Mauro Mendes (MDB) juntamente com outros gestores de oito unidades da federação que compõe o Consórcio da Amazônia Legal assinaram, também enviaram uma carta dirigida à Nação Brasileira, em que pedem a retomada imediata da habilitação dos leitos SUS (Sistema Único de Saúde) para o enfrentamento da pandemia da Covid-19.

Assinam a carta os governadores do Maranhão, Flávio Dino; do Acre, Gladson de Lima Cameli; do Amapá, Antônio Waldez Góes da Silva; do Amazonas, Wilson Miranda Lima; de Mato Grosso, Mauro Mendes; do Pará, Helder Zahluth Barbalho; de Rondônia, Marcos José Rocha dos Santos; de Roraima, Antonio Denarium; e do Tocantins, Mauro Carlesse.

Ocupação dos leitos

No último domingo (07.02), Mato Grosso registrou 76% de ocupação das UTIs públicas referenciadas para o tratamento da Covid-19. Pelo Sistema Único de Saúde (SUS), restam 89 leitos de Terapia Intensiva disponíveis em todo o estado; as vagas são exclusivas para o atendimento de pacientes com coronivírus.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet