Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Educação

CINQUENTENÁRIO

Colégio Notre Dame de Lourdes completa 50 anos de fundação e tradição educacional

Foto: Reprodução

Colégio Notre Dame de Lourdes completa 50 anos de fundação e tradição educacional
O Colégio Notre Dame de Lourdes, tradicional instituição de ensino da capital mato-grossense, está completanto 50 anos da sua fundação neste mês. Fundado no dia 11 de fevereiro de 1971 pelas Irmãs Azuis da Congregação da Imaculada Conceição, a instituição completa seu cinquentenário contabilizando desafios, avanços e o ingresso de inúmeros jovens no ensino superior.


Leia também:
Enem Digital tem 73,4% de ausentes em Mato Grosso

A única irmã da equipe da fundação do Notre Dame que ainda vive, a Irmã Denize Mendes, relembra que o colégio começou com apenas 12 alunas em um pequeno espaço atrás da Paróquia São João Bosco, no bairro Cidade Alta. Àquela época, a Congregação construiu três salas, espaços que existem até hoje e são usadas para os encontros catequéticos.

"As irmãs moravam ao lado da sacristia da paróquia enquanto a Congregação, aos poucos, ia construindo os blocos das salas de aula, plantando a sementinha do que hoje é o nosso grandioso Colégio Notre Dame de Lourdes", relata a religiosa, enquanto aponta para a primeira diretora do colégio, Irmã Maria Catarina de Almeida.

Com o passar dos anos, o número de alunas foi crescendo de forma acelerada. Em 1976, as alunas da 1ª a 4ª série tiveram que ser transferidas para os blocos já construídos, ficando a pré-escola nas dependências da Paróquia até o ano de 1980.

Lembranças
Ao revisitar as memórias daquele período, Irmã Denize lembra que em 1972 o Colégio Notre Dame de Lourdes foi premiado com a sua 1ª medalha. A razão da premiação, foi a dança do “Bambo”, apresentação folclórica que foi levada para o programa Cirandinha, da TV Centro América. A partir daquela data, as apresentações do Colégio Notre Dame de Lourdes como Festa Junina, Talentos 75, Natal e outros eventos também passaram ser exibidas todos os domingos às 17 horas.

A responsável pelo programa Cirandinha era Antonieta Reis Coelho e, por meio das apresentações, o colégio se tornou conhecido em todo o estado de Mato Grosso.

Em 1977, a Irmã Mectilde Marie Bonatti assumiu a obra como diretora e em 1979, foram inauguradas a quadra de esporte e a gruta. De 1971 a 1982, o Corpo Docente do Colégio era formado apenas pelas Irmãs Azuis. 

Parcerias
A partir de 1983 foi estabelecida uma parceria com Educadores Leigos, compartilhando do mesmo espírito solidário e fraterno da Identidade Azul e, como relata a Irmã Denize, nessa caminhada dos 50 anos do Colégio Notre Dame de Lourdes, "a sementinha" foi crescendo em número de alunos, produzindo frutos para a sociedade cuiabana de hoje.

Entre os educandos que passaram pelo colégio, a  Irmã Denize cita médicos, educadores, enfermeiros, advogados, engenheiros, empresários e famílias bem sucedidas "com espírito de fé, solidárias, fraternas e com uma consciência lúcida, ousada e crítica como Santa Emilie de Villeneuve, fundadora da Congregação da Imaculada Conceição, nos deixou como carisma na área de Educação".

Desta formação, surgiu um fruto vocacional: a Irmã Marluce Almeida, que dedica toda sua vida como diretora do Colégio Notre Dame de Lourdes.

"A nossa gratidão a todas as irmãs, leigos e colaboradores que doaram suas vidas para que esta obra fosse para frente e hoje estamos vendo o sucesso desta caminhada. Continuemos como Alunos, Professores e Funcionários, propagando esse Espírito de Deus Só, atuando em nossas relações e atitudes neste Processo de Formação, tão desejado por nossa querida e Santa Emilie de Villeneuve", completa Irmã Denize Mendes.

As Irmãs Azuis
A Congregação das Irmãs da Imaculada Conceição, também conhecidas como Irmãs Azuis, nasceu na França tendo como fundadora Emilie de Villeneuve. Com o espírito missionário, as Irmãs Azuis se espalharam pelo mundo para servir os pobres.

Assim, chegaram a Cuiabá em 26 de outubro de 1904, após uma viagem de 61 dias a bordo do barco Etrúria. Eram seis Irmãs Azuis dispostas a evangelizar e vivenciar o carisma de Emilie e o seu único ideal, "Deus Só".

Em 1922, por força das circunstâncias da época, as religiosas saíram de Cuiabá retornando a Europa. No dia 11 de fevereiro de 1971, cinquenta anos depois, elas retornaram à Capital mato-grossense e fundaram o Colégio Notre Dame de Lourdes numa visão holística, lúcida, ousada e crítica como desejava Emilie de Villeneuve.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet