Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Cidades

INFORME EPIDEMIOlÓGICO

Crianças, adolescentes e jovens continuam sendo os que mais se infectam por Covid-19 na capital

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Crianças, adolescentes e jovens continuam sendo os que mais se infectam por Covid-19 na capital
O último informe epidemiológico elaborado pela Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica de Cuiabá e por pesquisadores do Instituto de Saúde Coletiva, do Departamento de Geografia e do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), mostram que o ritmo de crescimento da taxa de infecção em crianças, adolescentes e jovens de 20 a 29 anos, continua sendo a que mais cresce desde de 18 julho de 2020, respectivamente aumentos de 864%, 1.342% e 952%. 


Leia também:
Mato Grosso registra 43 mortes por coronavírus nas últimas 24 horas

No relatório, apresentado nesta terça-feira (23), também é apontado como um fator que chama a atenção o fato de pessoas entre 30 e 39 anos de idade serem as que atualmente concentram a taxa de infecção mais alta. De acordo com os dados, esse público representa cerca de ¼ das infecções, com uma incidência de cerca de 11.790 casos a cada 100.000 habitantes .

Quanto ao ritmo de crescimento da taxa de infecção, desde julho de 2020 ao dia 20 de fevereiro, em primeiro lugar estão os adolescentes, com um aumento de 1.342%, jovens de 20 a 29 anos, com um aumento de 952% e criança, com um aumento de 864%. Dentre todo o público, os idosos, apesar de terem apresentado um aumento de 394%, se tornou a faixa etária com o o menor crescimento. A taxa de incidência trata-se de uma projeção matemática do risco da população adoecer, com base nos dados preexistentes sobre a doença.

O informe ainda apontou a elevação do risco de internação conforme se aumenta a idade. Entre homens essa risco é maior em todas as faixas etárias, com exceção do período que compreende 20 a 29 anos, que é a única onde as mulheres apresentam maior risco de internação.

Desde a confirmação do primeiro caso de Covid-19 na capital até o dia do fechamento do informe, foram contabilizados 51.615 casos, dos quais 47.645 (92.3%) foram recuperados. Nesta semana, de 16 a 20 de janeiro, 1.081 casos foram notificados, um número muito similar ao da semana anterior, quando haviam sido registrados 1.087. Ou seja, cerca de 154,4 casos registrados diariamente, número inferior a última semana (155), mas maior que a penúltima (122). Quanto aos óbitos o número foi de 39, uma média de 5,6 óbitos por dia.

Ainda conforme o documento, a partir de dezembro se tem registrado o aumento de mortes, e esse padrão tem persistido nas quatro primeiras semanas de janeiro e nas três primeiras semanas de fevereiro, com quase o dobro do número de mortes da última semana de dezembro.

A projeção do boletim, a partir dos dados coletados e considerando a proporção de infectados e o número acumulado de casos, é de que, mesmo com a continuidade das medidas de controle, a cidade Cuiabá deverá alcançar ainda no dia 27 de fevereiro cerca de 53.419 casos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet